Energia Solar Fotovoltaica no Rio Grande do Sul - Elysia energia solar Porto Alegre

Em 2017, investimento em energia solar bateu novo recorde – saiba quais os países que mais investem

Publicado em de de

O investimento em energia solar voltou a bater em 2017 um novo recorde, com investimentos de 160,8 bilhões de dólares. O valor é 18% maior do que em qualquer outra energia (renovável, fóssil ou nuclear). E a China está à frente nesse, segundo um relatório divulgado hoje pela ONU Meio Ambiente.

O relatório Tendências Globais de Investimento em Energia Renovável 2018, divulgado junto com a Escola de Frankfurt e a Bloomberg New Energy Finance, explica que a energia solar forneceu 98 gigawatts (GW) em 2017, número maior do que a soma líquida das demais renováveis, fóssil e nuclear.

Como funciona a energia solar?

A solar representou 57% do investimento total em todas as energias (excluindo as grandes hidrelétricas), calculado em US$ 279,8 bilhão. A China também está à frente dessas despesas. Com uma contribuição “sem precedentes” de 53 GW – mais da metade do total – e 86,5 bilhões de dólares investidos no setor (58% do total).

A China também lidera o investimento em energias renováveis, com 126,6 bilhões de dólares, 31% mais que em 2016. Junto com o gigante asiático, Austrália, México e Suécia também aumentaram seus investimentos em energia renovável em 147%, 810% e 127% mais que em 2016, respectivamente.

Tudo o que você precisa saber sobre sistemas fotovoltaicos

Apesar da tendência crescente na aposta em renováveis, Estados Unidos e Europa diminuíram seu investimento. Cerca de 6% menos no caso americano, e 36% menos no europeu. Dentro da Europa, os principais países que retiraram investimentos em energias “limpas” em 2017 foram Reino Unido (65% menos) e Alemanha (35%). O investimento japonês também caiu 28%.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

importação de módulos

Recorde: Trimestre registra o maior volume de importação de módulos FV na história do Brasil

Continue lendo
tarifas de energia elétrica

Medida provisória de redução das tarifas de energia assinada pelo presidente Lula

Continue lendo
ranking global energia solar

Brasil avança para a 6ª posição no ranking global de energia solar

Continue lendo
crescimento da energia solar

, ,

Energia solar lidera crescimento recorde de renováveis em 2023, destaca estudo da IRENA

Continue lendo