Especialistas preveem que, se nada for feito até 2030, a gerações futuras viverão em um ambiente hostil e clima não propício à existência humana quando chegarem aos 70 anos
Desde o início da Era Industrial, os humanos alteraram significativamente todos os sistemas produtivos do mundo por meio do aumento das interações homem-ambiente. Infelizmente, quase todas essas mudanças resultaram em extrema degradação ambiental.
Faça agora um orçamento para gerar energia solar
No século 21, os efeitos negativos da destruição ambiental provocados por essa interação estão alcançando de forma mais visível as populações. A crise climática está se tornando mais grave. E isso é observado pelas frequentes secas, inundações, deslizes de terra, ondas de calor e incêndios florestais – só para citar alguns exemplos.
Mas, afinal, como os humanos podem melhorar as interações homem-ambiente?
Especialistas preveem que, se as pessoas não fizerem melhorias drásticas no uso dos recursos naturais antes de 2030, as crianças de hoje viverão em um ambiente hostil e clima não propício à existência humana quando chegarem aos 70 anos.
Portanto, são menos de oito anos a partir de agora.
Dez principais maneiras de melhorar as interações homem-ambiente
Com o objetivo de melhorar as interações homem-ambiente, o blog Green Coast elaborou um levantamento com as principais ações para diminuir o impacto humano sobre a natureza. A produção de energia e o uso da terra são as questões mais centrais na maioria dos tópicos.
1 – Mudar a produção energética para fontes 100% renováveis;
2 – Descarbonizar o transporte para 100% elétrico;
3 – Aumentar a eficiência da geração de energia renovável;
4 – Inventar uma alternativa ecológica ao plástico;
5 – Descobrir métodos de produção e armazenamento de energia que não exigem extração de minerais preciosos;
6 – Acabar com o desmatamento para pecuária e óleo de palma;
7 – Impedir novas construções que invadam ainda mais os ecossistemas e o habitat da vida selvagem;
8 – Converter para práticas agrícolas regenerativas e agrovoltaicas para eliminar pesticidas e fertilizantes derivados de combustíveis fósseis;
9 – Reduzir ou eliminar carnes e laticínios de sua dieta;
10 – Acabar com o desperdício de alimentos comprando menos, apoiando os agricultores locais e fazendo compostagem.