Indústria de São Leopoldo adota energia solar para abastecer linha produtiva

Publicado em de de

Representante do setor industrial gaúcho, Eurogalvano investe na produção de energia solar com foco na economia e na preservação ambiental

Fabricante de linhas automotivas e acessórios para galvanoplastia, a Eurogalvano, de São Leopoldo, optou por um modelo sustentável na geração de energia para abastecer a linha de produção. A solução encontrada pela empresa do Vale dos Sinos foi investir em energia solar – uma fonte energética limpa, renovável e, ainda por cima, rentável. 

O sistema fotovoltaico instalado e projetado pela Elysia atende a 100% da demanda do imóvel onde a empresa está instalada. Com uma solução completa, a Eurogalvano recebeu a instalação de 156 painéis fotovoltaicos (módulo mais eficiente na captação de luminosidade). 

As placas solares estão interligadas a um inversor solar da WEG, empresa parceira da Elysia – juntos, então, os equipamentos são responsáveis por gerar, na média mensal, 8.611 kWh.

Economia anual de R$ 83 mil – redução de 90% na conta de luz

De acordo com estimativas da equipe técnica da Elysia, a Eurogalvano deve acumular uma economia de aproximadamente R$ 83 mil no custo de energia elétrica apenas no primeiro ano de funcionamento do sistema fotovoltaico. O valor representa uma redução média mensal de 90% na conta de luz. Trata-se, portanto, de uma redução impactante em um dos custos indiretos mais altos de uma empresa do porte da empresa.

Retorno do investimento ocorre em três anos

O retorno do investimento ROI está projetado para ocorrer em cerca de 3 anos. Tempo que só é possível porque a empresa decidiu investir em energia solar com a Elysia antes de de novembro, prazo em que a empresa se comprometeu a finalizar as instalações dentro da data limite estabelecida pelo Marco Legal – 7 de janeiro de 2023. Mas não caia na ideia de que a energia solar deixa de ser um bom investimento. Pelo contrário, veja as razões por que investir nesta tecnologia mesmo depois das mudanças (link).

Protegida contra a inflação energética

O investimento em energia solar confere à Eurogalvano uma das vantagens mais importantes da tecnologia fotovoltaica: proteção contra todos os aumentos tarifários e, por conseguinte, a obtenção de maior previsibilidade de gasto com a energia elétrica. Ou seja: a empresa fica imune aos sobressaltos tarifários da conta de luz brasileira, uma das mais elevadas do mundo.

A redução do custo é instantânea – e já é percebida na primeira conta de luz após a entrada em funcionamento do sistema. Para as empresas que investiram antes do prazo estabelecido pelo Marco Legal, aliás, o retorno do investimento está calculado em cerca de 3 anos. E estamos falando de um sistema que tem durabilidade mínima, em plena operação, de 25 anos. Agora, imagine o seu negócio totalmente livre de aumentos na conta de luz por 22 anos – tendo que pagar, em alguns casos, somente a taxa mínima?

Impacto ambiental

O investimento realizado pela Eurogalvano deixa claro o propósito ambiental que a empresa possui no seu DNA. O movimento no sentido de gerar uma energia 100% limpa é mais uma ação que demonstra o comprometimento na preservação dos recursos naturais do planeta, além de colaboração para um planeta mais sustentável no longo prazo. Em um ano, a empresa deixa de emitir 54.750 kg de CO2 na atmosfera – uma contribuição de grande proporção no universo ambiental.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Marco legal do hidrogênio verde é aprovado pelo Senado 

Continue lendo

O consumo de energia no mercado livre aumentou 10% em maio, de acordo com a EPE

Continue lendo

, , ,

Energia solar por assinatura no Brasil: Entenda quais são os obstáculos e as expectativas 

Continue lendo
energia solar

,

Energia solar: avanços e impacto na matriz elétrica brasileira

Continue lendo