O Brasil testemunhou um marco histórico no último trimestre de 2023, com um volume recorde de importação de módulos fotovoltaicos. Segundo os dados revelados pelo estudo estratégico da Greener sobre o mercado de geração distribuída de energia solar, as importações ultrapassaram a marca de 5 GW nesse período.
Esse número extraordinário superou significativamente o registro anterior de 4,9 GW, alcançado no primeiro trimestre de 2022, durante um período de otimismo no setor após a promulgação da Lei 14.300.
Esses indicadores apontam para um reaquecimento notável no mercado de energia solar no Brasil, após enfrentar desafios, particularmente no primeiro semestre de 2023. Esse ressurgimento é ainda mais enfatizado pela redução de preços observada no setor.
Além das impressionantes estatísticas sobre as importações de módulos fotovoltaicos, o relatório da Greener oferece uma análise abrangente do comportamento do segmento de micro e minigeração distribuída no país ao longo de 2023.
Faça aqui seu orçamento de energia solar
Um aspecto destacado é a diminuição da ocorrência de distribuidores com estoques elevados de equipamentos, que caiu de 18% no final de 2022 para 11% no final de 2023.
Outro destaque é a mudança no perfil dos projetos vendidos pelos integradores, com uma tendência de crescimento nos portes comerciais em comparação com os portes residenciais. O estudo aponta que os portes residenciais e comerciais entre 4 kW e 12 kW representaram a maioria esmagadora, correspondendo a 64% dos projetos vendidos em 2023.
Cenários dos financiamentos influencia na importação de módulos
A recuperação no financiamento também é evidente, com um aumento significativo na proporção de vendas que contaram com algum tipo de financiamento em comparação com o ano anterior.
Entretanto, no primeiro semestre de 2023, tanto empresas quanto consumidores enfrentaram dificuldades para obter aprovação de financiamentos junto aos principais bancos do país, devido a diversos fatores socioeconômicos, incluindo a crise enfrentada por empresas como as Lojas Americanas e a manutenção da taxa básica de juros em um patamar elevado pelo Copom.
Em 2023, as instituições que mais financiaram sistemas de energia solar no mercado brasileiro foram o Banco BV, Banco do Brasil, Santander, Sicredi e a Sicoob.
Portanto, esse trimestre histórico de importações de módulos fotovoltaicos reflete não apenas um momento excepcional para o mercado de energia solar no Brasil, mas também aponta para uma recuperação mais ampla no financiamento e na dinâmica de vendas do setor.