Holanda energia solar Elysia

Holanda ostenta a maior potência de energia solar per capita da Europa

Publicado em de de

Governo da Holanda quer tornar 70% da sua eletricidade renovável até 2030, principalmente através da expansão da capacidade de energia solar e eólica

A Holanda tem hoje mais de 48 milhões de painéis solares instalados. Lá, em média, há dois painéis solares por habitante. E uma capacidade instalada de mais de 1 kilowatt (KW) por pessoa, o que a torna a maior potência solar per capita da Europa, de acordo com a associação industrial Solar Power Europe.

Faça agora um orçamento de energia solar para sua empresa ou residência

Com a falta de terras para produzir energia renovável em quase todo o mundo, a experiência holandesa – incluindo, aliás, a instalação de energia solar em parques de estacionamento, lagos, plantações, igrejas abandonadas e aeródromos – poderá inspirar uma melhor localização de energias renováveis a nível global.

Empresas solares e analistas dizem que a expansão holandesa foi impulsionada por uma enorme queda nos preços dos equipamentos. Um esquema eficaz de subsídios à energia e metas ambiciosas do governo para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa.

O governo quer tornar 70% da sua eletricidade renovável até 2030. Principalmente, através da expansão da capacidade energética solar e eólica, enquanto procura reduzir as emissões de CO2 como um dos seis principais países poluentes da Europa.

Dependência russa

Tal como muitos países da União Europeia (UE), a Holanda cortou a dependência energética da Rússia após a invasão da Ucrânia. Os parques solares e eólicos holandeses ajudaram a preencher a lacuna no fornecimento de eletricidade deixada pelas fábricas a gás que se tornaram inviáveis para operar face aos preços recorde atingidos.

Nos últimos anos, a Holanda consagrou metas climáticas como a meta de energia renovável em lei. Ela foi pensada sobretudo para limitar a extração de gás e de petróleo, e impulsionou-se a despesa verde em geral. O orçamento de energia renovável do país para 2022 foi de 13 mil milhões de euros.

No ano passado, o país gerou 14% da eletricidade a partir de centrais solares, superando a geração de energia a carvão pela primeira vez. A proporção de eletricidade gerada a partir da energia solar foi a mais alta na União Europeia. Paralelamente, o sistema de “medição líquida” do país permitiu que as casas com painéis solares compensem a produção de eletricidade verde com o seu consumo. E conta agora com mais de dois milhões de casas a gerar energia renovável, de acordo com o ministério da Energia.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

, , ,

Brasil já adicionou 2 GW de energia solar em 2024 

Continue lendo

Brasil tem capacidade de aumentar energia solar em 100 vezes, diz diretor da Petrobras 

Continue lendo

Tendência de subsídios na ANEEL: energia renovável supera combustíveis fósseis na conta de luz brasileira 

Continue lendo

Volvo anuncia expansão significativa de sua rede de recarga rápida com a inauguração de mais 14 pontos até o final de fevereiro 

Continue lendo