A geração distribuída (GD) em energia solar alcançou um marco impressionante de 31 GW de potência instalada em residências, empresas, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.
Esse progresso resultou em investimentos acumulados que superam R$ 150 bilhões, de acordo com a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).
Hoje, mais de 3,9 milhões de unidades estão usufruindo da energia solar no Brasil. Com mais de 2,8 milhões de sistemas instalados em telhados, fachadas e pequenos terrenos, a tecnologia está presente em todos os estados e cobre 5.500 municípios.
Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, aponta que o crescimento na geração de energia solar reflete a popularidade crescente da tecnologia. Ele destaca que a redução de aproximadamente 50% no preço médio dos painéis solares, conforme análises, tornou-se uma tecnologia mais acessível e atraente para diferentes perfis de consumidores.
“Não somos o momento perfeito para investir em sistemas solares, tanto para residências quanto para empresas e propriedades rurais. O Brasil possui um enorme potencial para expandir a utilização da energia solar, considerando que ainda há cerca de 92,4 milhões de unidades consumidoras de energia elétrica no mercado cativo”, afirma Koloszuk.
Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR, ressalta que o crescimento da geração solar fortalece o Brasil como um líder em energia renovável, melhora a sustentabilidade, reduz os custos para as famílias e aumenta a competitividade das indústrias nacionais.
“A geração solar próxima aos locais de consumo reduz a necessidade de infraestrutura de transmissão, alivia a pressão sobre os recursos hídricos, diminui as perdas elétricas em longas distâncias e oferece mais autonomia aos consumidores”, explica Sauaia.
Além disso, a energia solar reduz as emissões de poluentes e gases de efeito estufa, contribuindo para a proteção do meio ambiente. Desde 2012, o setor gerou mais de 900 mil empregos verdes e arrecadou mais de R$ 44 bilhões para os cofres públicos.
Faça parte desta conquista ajudando o planeta e o Brasil!
Faça seu orçamento comercial aqui!
Leia também
A produção de hidrogénio verde no Brasil
Triplicar renováveis até 2030 requer crescimento anual de 16,4%