Garrafinha de água - Elysia energia limpa Rio Grande do Sul

Prós e contras da garrafinha de água: ela deve ser banida?

Publicado em de de

A água é essencial para a sobrevivência humana – mas, afinal: qual é a melhor forma de consumi-la? 

A água é um componente essencial de todos os seres vivos. Nossos corpos precisam de fornecimento constante de água para funcionar normalmente. E uma maneira de se manter hidratado é ter acesso rápido a uma fonte de água disponível.

Como funciona a energia solar?

O que acontece quando você está em viagem ou longe de outras fontes de água? A maioria de nós recorre à garrafinha de plástico. Mas a água engarrafada é uma boa opção? Ela deve ser proibida? 

É uma pergunta que sempre surge na hora de procurá-la. Embora existam muitas empresas e grandes marcas que estão crescendo neste setor, algumas indústrias estão defendendo a proibição da água engarrafada.

Vantagens

Conveniência

Uma das maiores vantagens da garrafinha de água é a conveniência. Se você estiver na rua, basta comprar uma garrafa de água para matar a sede na loja mais próxima. Se você entrar em qualquer supermercado nas proximidades, poderá encontrar diferentes marcas de água mineral à venda. A água engarrafada está, sem dúvida, prontamente disponível, bem como portátil.

Portanto, é útil quando você está viajando, já que pode mantê-lo hidratado durante o deslocamento. A água engarrafada é geralmente purificada e filtrada para remover qualquer conteúdo prejudicial.

Na maioria dos casos, a água engarrafada é uma opção limpa e segura. A proibição da água engarrafada seria, portanto, inconveniente para as pessoas que estão em viagem ou que não têm acesso a outras opções de água pronta para beber.

As garrafas são recicláveis

Outra vantagem da água engarrafada é que você pode colocar a garrafa de água em um uso diferente depois de terminar de beber. Elas podem ter utilidade mais tarde, se você quiser armazenar qualquer coisa que esteja na forma líquida. Mesmo que as garrafas de água sejam recicláveis, muitas delas ainda acabam em latas de lixo. Em vez disso, devem reutilizá-las ou entregá-las às empresas de reciclagem. Reciclável é muito diferente de compostável.

Oferece uma variedade de água saborosa

Diferentes empresas que fornecem água engarrafada oferecem uma variedade de sabores aos seus clientes. Água com sabor oferece a oportunidade de beber a que melhor se adapta ao seu gosto. Se você adora hortelã ou outras essências de frutas, como abacaxi, laranja, coco ou pepino, pode encontrá-las em água mineral. 

Desvantagens

Problemas ambientais

As garrafas são prejudiciais ao meio ambiente, isso é um fato. Embora elas possam ser recicladas, algumas pessoas ainda descartam sem cuidado após o uso. Consequentemente, acaba em locais errados, como em sistemas de drenagem ou mesmo em corpos d’água.

Esses resíduos, portanto, causam bloqueios de drenagem ou podem poluir as fontes de água que nos atendem de maneiras diferentes. Se as latas vazias forem descartadas nas lixeiras, elas podem se misturar com outros resíduos que são transferidos para aterros.

Quando o aterro é queimado, pode causar poluição do ar que pode arruinar a camada de ozônio e causar o aquecimento global. Portanto, é vital jogar fora as garrafas vazias com responsabilidade, reaproveitá-las ou levá-las a uma empresa de reciclagem.

Implicações econômicas

Se você comparar a água engarrafada com a água da torneira, a garrafinha de plástico é muito mais cara. Uma garrafa de água mineral, na maioria dos países, custa mais do que uma quantidade equivalente ou superior de água de torneira.

O processamento de água engarrafada é longo. Embora crie oportunidades de emprego, pode ser um processo bastante caro, desde a purificação até a publicidade da água engarrafada.

Questões relacionadas à saúde

As garrafas são feitas de plástico. Os recipientes de plástico contêm um produto químico chamado BPA, entre outros. Pesquisas mostram que esses produtos químicos podem infiltrar-se na água, especialmente quando expostos ao calor ou à luz solar direta. Os compostos podem causar diferentes doenças, inclusive câncer.

A água também pode ser contaminada se for deixada aberta, o que pode resultar em várias doenças bacterianas. Se for necessário levar água engarrafada, evite armazená-la em condições de altas temperaturas e não a deixe aberta por mais tempo.

Sua origem e processo de engarrafamento não são bem conhecidos

Diferentes marcas continuam surgindo todos os dias oferecendo água mineral engarrafada. Mas você tem certeza de que a fonte da água e o processo de engarrafamento são seguros para você? Algumas empresas de água não informam suas fontes de água, o que significa que pode ser de qualquer lugar.

Você tem certeza de que a água na garrafa é segura para consumo humano? Mesmo que existam órgãos que verificam a qualidade de qualquer produto no mercado, isso não impede que as pessoas não regulamentadas operem no mercado.

Por isso, certifique-se sempre de verificar a marca de qualidade e tome cuidado com o tipo de produto que compra na loja.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Cúpula do clima energia solar

,

4 importantes resultados da Cúpula de Líderes sobre o Clima

Continue lendo
Arquitetura painéis solares - Elysia sistema fotovoltaico RS

,

Energia solar: conheça formas de integrar os painéis solares à arquitetura

Continue lendo

, ,

Nigéria aposta em energia solar para recuperação pós-pandemia

Continue lendo
Empresa com energia solar - Elysia sistema fotovoltaico comercial Porto Alegre

,

Pesquisa aponta que 87% dos brasileiros preferem empresas com práticas sustentáveis

Continue lendo