4 dicas de como podemos preservar o planeta no nosso cotidiano

Publicado em de de

Pequenas ações dentro da nossa rotina podem ser decisivas para as próxima gerações habitarem um planeta limpo

Se quisermos proteger o meio ambiente, precisamos modificar alguns hábitos. Mudanças simples no cotidiano, como a separação do lixo que produzimos, podem ser benéficas para nós e para as próximas gerações que irão habitar o planeta. O uso de energia limpa, por exemplo, é outra alternativa para preservar nossos recursos naturais e evitar a emissão de milhões de toneladas de CO2 na atmosfera.

Faça um orçamento para investir em energia solar

Então, vamos conhecer quatro formas com as quais podemos contribuir no dia a dia para a preservação do planeta?

Pratique os três R’s: reduzir, reutilizar e reciclar

Essas são as melhores medidas para garantir que menos resíduos cheguem aos aterros e, em troca, menos poluição invada o meio ambiente. Os 3 Rs da gestão de resíduos significam “reduzir, reutilizar e reciclar”. Se pudermos reduzir o número de resíduos que produzimos por meio da reutilização e reciclagem, daremos um passo à frente para proteger nosso meio ambiente.

O que não podemos reaproveitar, podemos reciclar para fazer novos produtos que vão reduzir a necessidade de nova matéria-prima. Por exemplo, se reciclarmos papel, não precisaremos cortar muitas árvores para fazer papel novo.

Além disso, quando reciclamos, evitamos que os resíduos de papel se acumulem em aterros sanitários, o que, por sua vez, gera uma quantidade considerável de gases de efeito estufa.

Conserve recursos hídricos

Proteger nosso meio ambiente não é tão complicado. Mesmo as coisas simples, que parecem óbvias, podem desempenhar um papel importante nisso. Por exemplo, quando se trata de água, o ato de fechar as torneiras após o uso garantirá que não desperdicemos este produto essencial.

Por exemplo, se você tiver uma torneira com vazamento, não adie o conserto dela. Isso vai fazer com que mais recursos hídricos sejam poupados de desperdício. Essas pequenas gotas preservadas podem somar quantidades significativas todos os dias, que podem ter sido usadas em outro lugar.

Use fontes de energia limpa

A maioria das fontes de energia que usamos para viver nosso dia a dia gera emissões que podem ser prejudiciais ao meio ambiente. Os combustíveis fósseis são uma das principais causas dos gases do efeito estufa. A queima de petróleo, por exemplo, produz gases de efeito estufa como o CO2.

Devemos, portanto, nos esforçar para fazer uso de energia limpa e renovável – como solar, e eólica. Dessa forma, garantimos um futuro para as próximas gerações. 

Compre com sabedoria

Quando vamos às compras, é prudente considerar algumas coisas. Por exemplo, a embalagem de alguns produtos. Será que é preciso adquirir produtos que estão dentro diversas camadas de plástico ou papel? Será que não seria possível abrir mão de diversas embalagens e adquirir o produto de forma direta? 

Se pudermos evitar sacolas plásticas e usar sacolas mais ecológicas, portanto, poderemos reduzir a quantidade de plástico que produzimos diariamente. O ideal é carregar suas sacolas reutilizáveis para fazer compras.

Além disso, podemos reduzir a quantidade de plástico em nosso ambiente se pudermos comprar menos água engarrafada. Em vez disso, podemos usar nossa própria garrafa biodegradável ao longo do dia, seja no trabalho, na universidade, na escola. Isso nos ajudará a evitar o uso de garrafas plásticas descartáveis que não são biodegradáveis.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

, ,

4 dicas de como podemos preservar o planeta no nosso cotidiano

Continue lendo

,

Conheça o Sion, o carro elétrico que funciona a partir de energia solar

Continue lendo
Poluição global

,

7 razões para proteger e manter os recursos naturais do planeta

Continue lendo
Empresa economizar conta de luz

, ,

Em tempos de racionamento… 30 dicas para sua empresa economizar na conta de luz

Continue lendo