Na última parte da série sobre financiamento de energia solar, apresentamos mais quatro alternativas de crédito
Se você vem acompanhando a nossa série sobre linhas de crédito, já descobriu que é possível financiar até 100% do seu sistema de energia solar fotovoltaico. Porém, como também publicamos, existem algumas diferenças para a cessão do crédito entre pessoas físicas e jurídicas. Outros fatores do perfil do consumidor também irão influenciar no prazo de pagamento e nas taxas.
Como funciona a energia solar?
Financiamento é um contrato entre uma pessoa física ou jurídica e a instituição financeira, porém com destinação específica. As linhas de crédito oferecidas por bancos e outras instituições podem ser para investimento fixo, capital de giro ou misto. De modo geral, recomenda-se que, no caso de empresários, sejam priorizados financiamentos com máquinas, equipamentos e bens duráveis. Isso porque, nesses casos, os custos são menores e os prazos maiores.
Para pessoas físicas, a situação irá variar de acordo, em especial, com o valor atualmente pago na conta mensal de energia. Hoje, há linhas de crédito disponíveis para pessoas físicas e jurídicas. A tabela a seguir traz os principais bancos e respectivas linhas de crédito para ambas as situações.
Retorno rápido, vida útil longa
Bom, dito isso, um sistema solar fotovoltaico é um investimento de longa vida útil. Com a tecnologia atual, estima-se que a durabilidade de um sistema fotovoltaico esteja entre 25 a 35 anos. Isso significa que o prazo de retorno varia caso a caso. Isto é, vai depender tanto do porte do seu empreendimento quanto do custo do projeto.
Atualmente, o retorno do investimento (payback) para clientes residenciais está em aproximadamente 5 anos. Para clientes comerciais, dependendo do porte, o retorno pode chegar em três anos. Ou seja: trata-se de um investimento de retorno rápido e de vida útil longa. Isso faz da energia solar um dos investimentos mais atrativos do mercado.
Mais quatro opções de financiamento de energia solar disponíveis no mercado
Por uma série de motivos, são linhas pouco utilizadas pela Elysia – entre eles, a dificuldade de cessão e uma taxa pouco atrativa. Mesmo assim, nosso objetivo é divulgar todas as opções que estão ao alcance dos consumidores.
Clicando no nome da instituição, você acessa o site da linha de crédito – em alguns casos, é possível fazer uma simulação.
Bradesco – CDC Energia Fotovoltaica
Prazo: em até 60 meses – carência de até 90 dias.
Taxa de juros: a partir de 0,99% a.m.
Financiamento de até 100%, disponível também para pessoa física, mas somente para correntistas.
A Caixa Econômica Federal passou a aceitar projetos de energia solar em sua linha de crédito Construcard.
Taxa de juros: em torno de 1,95% ao mês.
Prazo: até 240 vezes.
O financiamento está disponível para pessoas física e jurídicas.
O crédito está disponível para consumidores, empresas e produtores rurais, desde que sejam cooperados da Unicred.
Prazo: até 36 vezes, taxa de 0,39% a.m + CDI. Mais de 36 vezes, 0,49% a.m + CDI.
No site do Itaú, não há muitas informações sobre a linha de crédito. Para saber mais, é preciso ser correntista e fazer login na plataforma da instituição financeira. Clique aqui e acesse.