Usina solar Fecomércio - Elysia energia fotovoltaica Rio Grande do Sul

Com participação da Elysia, prédio da Fecomércio tem uma das maiores usinas solares do RS

Publicado em de de

Sistema fotovoltaico foi destaque no jornal Zero Hora – usina solar é composta por mais de mil painéis

O prédio da nova sede da Fecomércio-RS, às margens da freeway, foi destaque na última semana, na coluna da jornalista Marta Sfredo, no jornal Zero Hora. O imponente prédio surpreende quem transita pelo local. A construção ficou pronta pouco antes da pandemia, mas ainda não houve inauguração oficial. 

Como funciona a energia solar? 

Um dos destaques do empreendimento é a usina solar instalada no local. Projetada e instalada pela Elysia, em parceria com outra empresa do setor fotovoltaico, o sistema de solo é um dos maiores do Rio Grande do Sul. Composto por 1096 painéis solares, a usina tem capacidade de geração de 47.060 kWh/mês. O suficiente para dar conta de toda demanda energética do empreendimento.

Faça um orçamento gratuito

A grandeza do projeto é proporcional à velocidade de retorno do investimento, projetado para ocorrer em cerca de três anos. Para o meio ambiente, o impacto também é altamente relevante. No primeiro ano, o imóvel deixará de emitir cerca de 299 toneladas de CO2.

Complexo da Fecomércio inclui diversas novidades

A obra envolve muito mais do que se vê ao passar pela rodovia: o espaço de 36 mil metros quadrados se estende horizontalmente. O complexo inclui área de convivência, biblioteca, lounges, auditório, dois restaurantes e até um lago artificial. A construção do gigante foi comandada pela Ramos Andrade Engenharia, empresa gaúcha especializada em gerenciamento e fiscalização de obras. A área já está em uso, com grande circulação de veículos de programas relacionados ao Sesc e ao Senac, que estão sob o guarda-chuva da Fecomércio-RS.

Uma das exigências da obra foi a sustentabilidade, por isso há uma grande estrutura para sustentar as placas fotovoltaicas que geram energia solar. Conforme Daniel de Moraes Andrade, sócio-fundador da Ramos Andrade Engenharia, o complexo da Fecomércio foi desafiador devido não só ao tamanho, mas à pluralidade da obra, levando a equipe de gestão a envolver times multidisciplinares com conhecimentos específicos ao longo da implantação do projeto.

A Ramos Andrade gerenciou projetos como a Arena do Grêmio, a Cinemateca Capitólio, o Centro Cultural CEEE/Érico Veríssimo, a Fase C da Usina Termelétrica de Candiota, todos no Estado, e o Centro de Inovação e Tecnologia da Ambev, no Rio de Janeiro. Um dos desafios, conforme Andrade, é alinhar os modelos de gerenciamento da grande variedade de  profissionais especializados em diferentes áreas nesse projeto.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

mercado livre de energia

Mercado livre de energia registra movimentação de R$ 100 bilhões em 2023

Continue lendo
tendências em tecnologia solar

,

Explorando as tendências em tecnologia solar: inovação rumo a um futuro sustentável 

Continue lendo
crescimento da energia solar

, ,

Energia solar lidera crescimento recorde de renováveis em 2023, destaca estudo da IRENA

Continue lendo
Energia solar Rio Grande do Sul

, ,

Energia solar no Rio Grande do Sul: três indústrias impulsionam economia e sustentabilidade 

Continue lendo