Explicando a energia solar: a importância de ensinar o funcionamento da tecnologia para a família

Em um mundo em que a energia limpa será predominante, é fundamental que a nova geração conheça mais sobre as tecnologias que já revolucionam a forma como consumimos energia

Os seres humanos e as sociedades necessitam de energia elétrica para quase tudo. Utilizamos eletricidade para tomar banho, iluminar nossas casas e nossas ruas, assistir TV, acessar a internet, carregar a bateria dos celulares, entre outras coisas. No entanto, para a produção de energia, os seres humanos causam muitas agressões ao meio ambiente, a exemplo do que ocorre nas termelétricas e nas hidroelétricas.

Por isso, faz alguns anos, cientistas pensaram: por que não fazer uso da fonte de energia mais abundante no planeta Terra, a luz do sol? Afinal, ela é limpa e renovável. Desde então, várias pesquisas vêm desenvolvendo algumas formas de produção de eletricidade e calor a partir da energia solar. 

As fontes de energia renováveis são um tema em alta no mundo de hoje. Com o aquecimento global e os perigos atribuídos ao uso de combustíveis fósseis, precisamos ensinar às crianças sobre energia solar e a importância da energia renovável na preservação dos recursos naturais do planeta. 

Ensinar é pensar no futuro

A energia solar, especificamente, é uma das fontes de energia mais conhecidas e que mais se expande mundo afora. Ensinar os mais jovens e as crianças sobre energia solar terá um papel importante no nosso futuro – e pode até inspirar a próxima geração a pensar em novas fontes de energia e tecnologia renováveis que possam colaborar para um mundo mais limpo.

No blog da Elysia, produzimos diversos conteúdos explicativos desta tecnologia que vem crescendo a passos largos no Brasil desde 2012. A produção de conteúdo da Elysia, inclusive, deu vida a um e-book que mostra a história, o funcionamento e os equipamentos utilizados na geração de energia solar fotovoltaica. É possível baixar este livro virtual de forma gratuita aqui.

O que é energia solar?

A energia solar é energia eletromagnética, também conhecida como radiação solar, transmitida para o planeta Terra pelo sol. A energia solar é a energia natural mais disponível no planeta. Para se ter uma ideia do potencial energético do sol: em apenas um segundo, o sol produz mais energia do que já foi usado em toda a civilização humana.

Assisto ao vídeo para entender mais sobre a energia solar:

Como a energia solar pode ser utilizada pelas pessoas?

Hoje, existem diversas tecnologias desenvolvidas para aproveitar a energia do sol. As mais utilizadas no Brasil e no mundo são para aquecimento (tanto térmico, do ambiente, como da água) e para a geração de energia elétrica. A geração de energia elétrica é a que mais cresce no país – e, talvez, a que ainda mais provoca dúvidas nas pessoas.

Entenda como funciona a geração de energia solar em um imóvel:

Conheça os dois principais equipamentos de um sistema de energia solar

Painel solar: a parte mais “famosa” do sistema, são as placas visíveis que, geralmente, são instaladas no telhado do imóvel. Essa peça é revolucionária no mundo. A placa é responsável por captar a luminosidade do sol. É com ela que se inicia o processo de produção de energia. Muitas vezes, a maioria das pessoas nem percebe o quanto já é utilizada a energia solar. Dos semáforos de trânsito até os barcos de passeio – se olharmos com atenção, vamos encontra em diversos lugares um painel solar captando energia. Uma dica: na rua, fique atento aos pontos onde possam existir painéis e mostre para as crianças como a energia solar está presente no dia a dia.

Novos modelos de painéis soares

Inversor solar: O inversor solar fica um pouco escondido, mas exerce uma função fundamental. Esse equipamento é responsável por transformar a energia de corrente contínua para corrente alternada. É isso que faz a energia solar ser efetivamente utilizada como fonte energética.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Relógio bidirecional - Energia solar fotovoltaica Rio Grande do Sul

,

Conhecendo o sistema fotovoltaico: relógio bidirecional

Continue lendo
Inversor solar - Elysia Energia Solar Porto Alegre Rio Grande do Sul

,

Conhecendo o sistema fotovoltaico: inversor solar

Continue lendo

,

Conhecendo o sistema fotovoltaico: painel solar

Continue lendo

, ,

Explicando a energia solar: a importância de ensinar o funcionamento da tecnologia para a família

Continue lendo