As etapas para realizar sonho de gerar sua própria energia com sistema fotovoltaico – conte sempre com uma empresa que entregue uma solução completa
No Brasil, as instalações solares vêm aumentando ao longo dos últimos anos e continuam a crescer rapidamente. Com o uso de painéis solares, o consumidor passa a utilizar energia limpa – ou seja, contribui para a preservação ambiental. Ao mesmo tempo, reduz a conta de energia elétrica em um percentual que pode chegar a 95%.
Se você está pensando em fazer essa migração para a produção sustentável de energia, faça isso agora. A conjuntura de manutenção das regras atuais de geração distribuída, os juros em patamar ainda baixo, a crise hídrica e o aumento recorrente da tarifa são fatores que alçam a energia solar a um investimento inadiável.
Aqui, vamos mostrar pra você, de forma resumida, as etapas percorridas para, enfim, ter seu imóvel gerando a própria energia.
Projeto de engenharia
A primeira coisa que você precisa ter é um projeto de engenharia qualificado, criado por uma equipe com expertise em sistema fotovoltaico. Um projeto executivo de alto padrão vai permitir que o sistema funcione sob o seu grau máximo de eficiência. Um projeto bem planejado também ajudará a determinar possíveis sombras em seu telhado – isso dará uma boa ideia de quanta eletricidade os painéis solares serão capazes de gerar.
Uma equipe técnica avalia seu imóvel e determina a sua viabilidade para a produção de energia solar. Isso inclui, além de uma série de análises técnicas, uma avaliação do tipo de telhado que o imóvel possui. O tipo de instalação pode mudar de acordo com o perfil do telhado.
Homologação do sistema
Para colocar em funcionamento um sistema fotovoltaico, seja ele residencial ou comercial, é preciso passar por algumas etapas de regularização junto à concessionária de energia que opera na região. Aqui no Rio Grande do Sul, por exemplo, temos duas empresas concessionárias: a CEEE e RGE.
É fundamental que a empresa responsável pelo projeto assuma as rédeas desse processo. Além de evitar uma dor de cabeça ao consumidor, uma empresa séria e comprometida já tem o know-how de cada etapa de tramitação – o que, sem dúvida, faz o projeto ser liberado de uma forma mais rápida. Este é o caso da Elysia, que tem uma equipe especializada e focada nesta etapa de homologação do sistema fotovoltaico.
Essa etapa, portanto, tem o seguinte trâmite: solicitação de acesso, análise da solicitação, aprovação do projeto, vistoria do sistema instalado, troca do relógio.
Instalação dos equipamentos
Esta é a etapa mais rápida (e, podemos dizer, prazerosa) do processo de adesão á energia solar. É o momento em que o desenho projetado sai do papel e começa a se materializar no telhado do imóvel. Ainda que seja um processo relativamente veloz, não significa que você possa abrir mão da qualidade – e, acima de tudo, da segurança. Portanto, conte sempre com uma empresa que disponha de uma equipe de instaladores qualificados e capacitados.
Monitoramento do sistema
Engana-se quem pensa que, após a entrada em funcionamento do sistema fotovoltaico, está finalizada a relação com a empresa responsável pelo projeto. Pelo contrário, é apenas o início de uma nova fase do serviço: o monitoramento do sistema fotovoltaico.
Reconhecida pela excelência na prestação de uma solução completa em energia solar, a Elysia conta com uma equipe que recebe informações de todos os sistemas fotovoltaicos em operação. Toda e qualquer variação do desempenho observada pelo consumidor, em caso de necessidade, deve ser informada à equipe técnica.
Ah, sempre lembrando que o monitoramento pode ser feito pelos próprios consumidores, a partir de um aplicativo que pode ser instalado no celular ou no computador.