Escola de equitação de Porto Alegre, Hípica Cavali abastece estrutura física com energia solar produzida no próprio imóvel
A escola de equitação Hípica Cavali, em Porto Alegre, decidiu investir em energia solar para abastecer as dependências do espaço de lazer. E as vantagens da escolha pela energia limpa já começam a aparecer. Mensalmente, a conta de luz teve uma queda de mais de 80% – e a previsão é de que, no intervalo de um ano, os proprietários economizem quase R$ 15 mil.
Faça agora um orçamento gratuito de energia solar para o seu imóvel
O local, no bairro Aberta dos Morros, recebeu a instalação de 42 painéis solares que foram projetados de modo que o sistema fotovoltaico capte a maior quantidade de luz solar. As placas fotovoltaicas estão conectadas a um inversor solar, equipamento responsável por realizar a conversão de corrente elétrica – de alternada para contínua. Foi mais uma instalação de excelência da equipe Elysia, referência no Rio Grande do Sul.
Conheça o Renda Solar, uma forma de investir e ganhar dinheiro com energia solar
O sistema fotovoltaico da Hípica Cavali vai gerar energia suficiente para atender a 100% da demanda energética local. Ou seja: a escola de equitação torna-se uma referência do segmento ao atingir a independência energética, produzindo a própria energia de forma limpa e renovável.
Retorno do investimento em tempo recorde
O investimento da empresa terá um retorno em cerca de três anos – isto é: estamos falando de um dos ativos mais rentáveis do mercado atualmente. Isso porque um sistema fotovoltaico tem uma vida útil de pelo menos 25 anos. Ou seja: serão cerca de 22 anos gerando energia limpa e obtendo retorno financeiro ao economizar mais de 80% no custo energético.
Mas esse tempo de retorno do investimento só é possível de atingir porque o sistema fotovoltaico entrou em operação antes de janeiro de 2023. Mas por quê? Porque todo sistema que entra em funcionamento antes desta data fica livre da cobrança de taxas, o que torna o investimento ainda mais atrativo. Não significa que a energia solar deixa de ser um investimento inadiável – o que muda, porém, é o cálculo do tempo de retorno, a depender do tamanho do sistema fotovoltaico.
Hípica se torna referência ecológica
No campo da sustentabilidade ambiental, a Hípica Cavali também deixa um legado importante. Em apenas um ano de funcionamento do sistema, a empresa vai deixar de emitir mais de 6.000 kg de CO2 na atmosfera – o que equivale ao plantio de 162 árvores no mesmo período.
“Com a instalação de um sistema fotovoltaico, a conta de luz pode ir para a taxa mínima. A empresa diminui seu custo mensal com energia elétrica e, além disso, recebe uma tecnologia sustentável que valoriza o ambiente local”, explica Luccas Priotto, sócio-diretor e engenheiro de produção da Elysia.