Gerador de Energia Solar em Porto Alegre - RS

Os principais erros na energia solar fotovoltaica: cabeamento aparente

Publicado em de de

Um dos erros mais comuns na energia solar fotovoltaica, a má execução no cabeamento pode danificar equipamentos, colocar em risco sua segurança e, além de tudo, prejudicar a estética do sistema

Para que um sistema fotovoltaico funcione a contento e não provoque dor de cabeça no consumidor, o projeto e a instalação devem ser realizados sem erros. Pode parecer exagero, mas há muitos casos de equívocos que acabam gerando transtornos, muitas vezes, irreversíveis. Acredite: um mínimo erro em qualquer uma das duas fases pode gerar um grande problema no futuro. 

Por isso, no momento de investir em energia solar, faça uma pesquisa aprofundada e, de preferência, procure pelo portfólio da empresa. Quais foram os projetos já executados? Como executaram? Qual é a reputação da empresa no mercado? Todas essas respostas são importantes para saber se você está contratando um serviço qualificado e que não vai lhe causar uma tremenda dor de cabeça.

Um dos erros mais comuns no momento da instalação do sistema fotovoltaico é a parte de cabeamento. Não é raro ver por aí execuções em que os cabos ficam aparentes. Em alguns casos, expostos em locais com passagem frequente de pessoas, o que aumenta ainda mais a gravidade do erro.

Cabos expostos colocam a segurança e diminuem a vida útil dos equipamentos

Cabos elétricos expostos são um erro primário de qualquer execução de instalação fotovoltaica. E sabe o que é o mais grave? É algo que pode interferir na sua segurança. Cabos elétricos expostos estão sujeitos à ação do clima – isto é: o revestimento da fiação pode ser danificado. Neste caso, a exposição do fio por onde passa uma alta carga de energia pode colocar em risco a sua saúde e segurança. 

Para além desse risco, o cabeamento elétrico aparente também pode danificar, no curto prazo, o sistema fotovoltaico. Afinal, fios expostos à chuva, ao sol e ao vento tem uma vida útil mais curta. Ou seja: trata-se, também, de um erro que pode fazer com que ocorra um trabalho de manutenção precoce dos equipamentos do sistema fotovoltaico. Além disso, qualquer problema nesta fiação pode causar grandes estragos no sistema.

Por fim, não podemos deixar de citar a questão estética. Vamos combinar: ninguém quer ver instalado no seu imóvel uma rede de fios expostos, deixando um aspecto desleixado no sistema, não é? Uma execução de cabeamento bem feita deve ser discreta, com cabos bem revestidos, alinhados e colocados em locais de pouca circulação de pessoas



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Energia solar em cervejaria de Porto Alegre - Elysia sistema fotovoltaico em empresas

, ,

5 empresas que investiram em energia solar e estão livres dos aumentos na conta de luz

Continue lendo
Energia solar Jardim Itú Sabará Porto Alegre - Elysia sistema fotovoltaico POA

, ,

Imóvel residencial do bairro Jardim Itú Sabará, em Porto Alegre, adota energia solar

Continue lendo
Energia solar oficina mecânica Porto Alegre - Elysia sistema fotovoltaico RS

, ,

Oficina mecânica de Porto Alegre consolida compromisso ambiental com investimento em energia solar

Continue lendo
Energia solar agronegócio - Elysia sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul

, ,

Energia solar é a garantia de sustentabilidade econômica e ambiental para o agronegócio

Continue lendo