Os principais erros na energia solar: escolha da estrutura metálica

Publicado em de de

Erros na escolha da estrutura metálica pode causar danos ao seu telhado, além de danificar o próprio painel solar, que é a alma do sistema fotovoltaico

Em mais um post da série sobre os erros mais comuns no projeto e na instalação de energia solar, desta vez vamos tratar da estrutura metálica. Pode parecer um elemento menos importante, talvez pela sua descrição em meio aos equipamentos mais famosos. Mas engana-se quem não dá bola para essa estrutura, que serve para dar fixação aos painéis fotovoltaicos.

As estruturas metálicas (também chamadas ¨de fixação¨) são a base de sustentação das placas fotovoltaicas. No mercado, existem diversos tipos de estrutura disponíveis. Mas nem todos são confiáveis. Portanto, a escolha deve ser criteriosa, com suporte técnico, levando em consideração diversos fatores. 

Uma empresa comprometida com a qualidade do sistema fotovoltaico deve analisar qual o tipo de painel solar e, principalmente, em qual local instalar sistema. Será em um telhado? Se sim, qual tipo de telhado? Será uma usina de solo? A inclinação do local também é um elemento a ser considerado no momento da escolha da estrutura. Esses são fatores que, obrigatoriamente, devem fazer parte do diagnóstico de qual estrutura metálica é a ideal para o seu sistema.

Qualidade é fundamental

É importante ressaltar que o suporte para fixação do painel solar deve ser de alta qualidade. A instalação correta dá segurança contra ações de ventos, tempestades ou corrosão. O sistema fotovoltaico tem vida útil de pelo menos 25 anos – portanto, é fundamental contar com uma estrutura de boa qualidade, que sustente com segurança os módulos.

Uma boa estrutura de suporte para fixação de painéis fotovoltaicos deve ser fácil de instalar e capaz de distribuir o peso dos painéis solares.. Portanto, não esqueça: a estrutura de fixação é a base do seu sistema de energia solar – uma boa base assegura a eficiência do seu sistema, a segurança e o retorno de seu investimento.

Portanto, não deixe de se certificar da qualidade dos equipamentos utilizados no seu sistema. Uma estrutura de baixa qualidade pode causar danos ao seu telhado, além de danificar o próprio painel solar, que é a alma do sistema fotovoltaico. Por fim, não deixe de lado a questão estética quando o assunto é a estrutura metálica. Há opções mais discretas e que são adequadas para o seu tipo de construção.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Energia solar em cervejaria de Porto Alegre - Elysia sistema fotovoltaico em empresas

, ,

5 empresas que investiram em energia solar e estão livres dos aumentos na conta de luz

Continue lendo
Energia solar Jardim Itú Sabará Porto Alegre - Elysia sistema fotovoltaico POA

, ,

Imóvel residencial do bairro Jardim Itú Sabará, em Porto Alegre, adota energia solar

Continue lendo
Energia solar oficina mecânica Porto Alegre - Elysia sistema fotovoltaico RS

, ,

Oficina mecânica de Porto Alegre consolida compromisso ambiental com investimento em energia solar

Continue lendo
Energia solar agronegócio - Elysia sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul

, ,

Energia solar é a garantia de sustentabilidade econômica e ambiental para o agronegócio

Continue lendo