Veículos elétricos - Elysia energia solar Brasil

Abastecimento com energia solar é aposta para veículos elétricos 100% limpos

Publicado em de de

Projetos de veículos elétricos equipados com placas fotovoltaicas são tendência de empresas que investem nessa tecnologia para alimentar baterias

Não é totalmente verdadeira a afirmação de que carros equipados com baterias e motores elétricos são os melhores amigos do meio ambiente. Afinal, não basta zerar a emissão de poluentes se a fonte para abastecer o carro também não é limpa. Na Alemanha, por exemplo, cerca de 35% da eletricidade ainda é produzida com a queima de combustíveis fósseis. Diante disso, pesquisadores e empresas têm recorrido à mais antiga fonte energética conhecida pela humanidade, disponível em abundância na maior parte do mundo e completamente renovável. 

Graças a novas tecnologias, a obtenção de energia solar captada por meio de placas fotovoltaicas está mais barata e eficiente. E pode até ser instalada em um veículo. É isso que propõe a empresa holandesa Lightyear, que está desenvolvendo um carro elétrico coberto de painéis solares por todo o teto e capô. São cinco metros quadrados de placas que captam a energia do sol e adicionam 12 km de autonomia por hora.

A melhora na eficiência também terá reflexo na autonomia, tornando possível percorrer 725 km (de acordo com o ciclo WLTP) com apenas uma carga. O sedã, batizado de Lightyear One, será apresentado em 2021 e já pode ser encomendado por 149 mil euros – ou mais de R$ 950 mil na atual cotação.

No Brasil, empresa inaugura primeiro sistema de recarga solar de veículos elétricos

Mas enquanto esse protótipo não é colocado à prova, soluções mais simples já vêm sendo aplicadas. No Brasil, a empresa Alsol inaugurou neste ano o primeiro sistema de recarga de veículos elétricos que tem origem exclusiva na energia solar.

Segundo Gustavo Buiatti, fundador da companhia especializada em energias renováveis, as placas fotovoltaicas estão mais baratas e tiveram sua eficiência aumentada. Além disso, o tamanho necessário para a instalação diminuiu. Disponível na cidade mineira de Uberlândia, sede da Alsol, a recarga de veículos elétricos com energia solar já conta com clientes como a Coca-Cola.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

espelhos orbitais

Espelhos orbitais: inovação na produção de energia solar 

Continue lendo
Energias renováveis

Energias renováveis representarão 37% da geração elétrica global até 2026, afirma AIE

Continue lendo
importação de módulos

Recorde: Trimestre registra o maior volume de importação de módulos FV na história do Brasil

Continue lendo
tarifas de energia elétrica

Medida provisória de redução das tarifas de energia assinada pelo presidente

Continue lendo