Empresa com energia solar - Elysia sistema fotovoltaico comercial Porto Alegre

Empresa com energia solar tem: valorização do imóvel comercial

Publicado em de de

Diversas pesquisas confirmam que investir em energia solar tem o potencial de aumentar o valor de mercado de imóveis comerciais

Listar os diversos benefícios da energia solar para as empresas é uma tarefa que, aqui no blog da Elysia, cumpre-se à risca.

Para começar, vamos dar uma olhada rápida nas instalações solares residenciais – portanto, não comerciais. Um estudo realizado pela Consultoria Zillow indicou que casas com painéis solares vendem 4,1% a mais do que casas semelhantes, mas sem energia solar.

Para o setor comercial, alguns relatórios de consultorias indicam uma correlação semelhante para avaliações de propriedades. A conclusão geral é: investir em energia solar tem o potencial de aumentar o preço de venda de um imóvel comercial. Mas o tamanho do impacto no valor da propriedade depende, em boa parte, da resposta a cada uma das seguintes perguntas:

A empresa que instala energia solar é proprietária do imóvel comercial? 

O maior valor agregado, sem dúvida, ocorre quando a empresa que adota a energia solar comercial é proprietária do local e do equipamento solar que está sendo instalado. A compra do sistema fotovoltaico dá aos proprietários acesso à redução imediata de despesas com energia elétrica e proteção contra reajustes tarifários. Além disso, a possibilidade de abater créditos caso produza energia além do consumo.

Como um imóvel alugado pode colher os benefícios da energia solar? 

Muitas empresas alugam suas instalações comerciais, mas isso não significa que não possam se beneficiar também. A maioria dos custos da propriedade (por exemplo, seguro, imposto sobre a propriedade, serviços públicos) são pagos pelo locatário (ou chegam para eles na forma de aluguel mais alto). A instalação de energia solar comercial poderia reduzir os custos de energia que o locatário teria de pagar – e permitir que a empresa se beneficie das vantagens ambientais da medida.

3 pesquisas que já calcularam a valorização imobiliária

20 dólares a mais para cada 1 dólar economizado com energia

Um estudo divulgado pelo Appraisal Journal, que publicou um documento dos pesquisadores Ruth Johnson e David Kaserman, mostrou que o valor da casa aumenta em cerca de 20 dólares para cada 1 dólar economizado nos custos anuais de energia. Por exemplo: com uma economia mensal de 200 dólares, a casa pode valorizar 48.000 dólares a mais do que antes.

5.000 dólares para cada kW de energia solar instalada

Outro estudo, este do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, criou uma fórmula de aumento no valor de revenda de 5.000 dólares para cada quilowatt (kW) de energia solar instalada. Para obter a mesma valorização da casa usada com exemplo acima (de US$ 48.000), seria necessária a instalação de um sistema de 9,6 kWp.

Média de 4% a mais no valor inicial do imóvel

Em uma publicação do National Bureau of Economic Research, estimou-se que os compradores pagaram, em média, 4% a mais em imóveis com sistemas de energia solar instalados. Trata-se de estimativa média – há muitas variáveis não contabilizadas. Por exemplo, não leva-se em consideração o tamanho do sistema fotovoltaico. 



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Novo marco legal energia solar

, ,

Conheça os dois dispositivos do Marco Legal que tiveram os vetos derrubados pelo Congresso

Continue lendo
Loteamento solar flutuante - Elysia sistema fotovoltaico

, ,

Loteamento solar flutuante: agora pode?

Continue lendo
Usina solar Fecomércio - Elysia energia fotovoltaica Rio Grande do Sul

, ,

O consumidor livre pode gerar sua própria energia?

Continue lendo
Energia solar cervejaria Rio Grande do Sul - Elysia sistema fotovoltaico empresa

, ,

Conheça as 3 situações em que você pode perder o direito adquirido de energia solar

Continue lendo