Patente registrada pela empresa indica uso de energia fotovoltaica em produtos como iPhone, Apple Watch e Apple Car
A energia fotovoltaica a favor da tecnologia? Isso mesmo, mais uma vez. Recentemente, a Apple registrou uma patente que trabalha com a ideia de energia fotovoltaica para otimização da bateria dos dispositivos. A novidade permitiria que a bateria durasse por mais tempo e os usuários não precisariam carregar os equipamentos com tanta frequência.
Como funciona a energia solar?
A inovação deve aparecer primeiro no Apple Car, projeto de carro da empresa que está sendo desenvolvido em segredo. A ideia também é pegar emprestada a nova técnica para aplicá-la em capas de iPhone e no Apple Watch.
A empresa dirigida por Tim Cook propõe usar um material com suportes entrelaçados, com um dos fios realizando o papel de condutor. O fio condutor se conecta com o sistema de recarga de algum dispositivo a uma célula fotovoltaica. Para garantir fluxo de energia ideal, os fios condutores precisam ser revestidos de materiais isolantes, eliminando qualquer contato com elementos condutores do material.
Elemento sensível à luz poderia revestir capas de iPhone e a pulseira do Apple Watch
Outro exemplo no relatório foi de usar a tecnologia em fones de ouvido. De acordo com a explicação, o sensor pode ser incorporado em tecidos flexíveis. Isso significa que o elemento sensível à luz poderia revestir o corpo do fone e outros materiais dobráveis como capas de iPhone e a pulseira do Apple Watch.
Algumas fabricantes, como a Hyundai, já aplicam o conceito de teto com placas solares. Mas o que diferencia o carro da Apple é que todo o veículo seria revestido de material sensível à luz. Visando diminuir o tempo de recarga do carro elétrico, a proposta é aproveitar a exposição do automóvel ao sol e iniciar um sistema de recarga.