Sistema de energia solar instalado no solo do terreno em Três Coroas será responsável pela redução de 33 toneladas de CO2 na atmosfera
Com solução completa da Elysia, um imóvel localizado na área rural de Três Coroas passou a produzir energia limpa para abastecer o consumo próprio. Projetado no solo do terreno, o sistema fotovoltaico já gera energia solar suficiente para atender a 100% da demanda elétrica do imóvel.
Faça agora um orçamento gratuito de energia solar para o seu imóvel
Ao todo, foram instalados 100 painéis fotovoltaicos monocristalinos (módulos de tecnologia mais eficiente) e um inversor solar da WEG, empresa parceira da Elysia nos projetos de energia solar. Os dois componentes dão vida produtiva ao sistema fotovoltaico, cuja geração energética mensal é de 5.250 kWh, na média anual.
Imóvel deixa de emitir mais de 33 toneladas de CO2
A opção pela produção de energia renovável gera um impacto ambiental significativo para o país. Em apenas um ano, a produção de energia solar faz com que o imóvel deixe de emitir 33.380 kg de CO2 na atmosfera.
A iniciativa, portanto, contribui para a preservação dos recursos naturais do planeta e ajuda o Brasil a atingir sua meta de emissão de CO2 – reduzir em 50% a emissão de gases poluentes até 2030 e neutralizar a emissão de carbono até 2050.
Além disso, o sistema fotovoltaico instalado em Três Coroas demonstra de forma clara a vantagem sustentável proporcionada pela produção de energia solar. Enquanto o sistema fotovoltaico proporciona uma redução robusta na emissão de CO2, as usinas termelétricas (em geral, usadas para suprir a demanda energética do país) aumentaram em 121% a emissão de gás carbônico (CO2) em 2021, por conta da queima de combustíveis fósseis.
Ou seja: quanto mais consumidores optarem pela energia solar, menos emissão de CO2 das termelétricas. Esse seria o cenário ideal para que o país consiga elevar a participação de energias limpas na matriz energética e atingir o mais rápido possível sua meta de emissões de gás carbônico na atmosfera.
Redução anual de R$ 175 mil na conta de luz
Do lado financeiro, o sistema fotovoltaico também deixa sua contribuição – e não é pouca coisa. No primeiro ano de funcionamento, a geração de energia solar vai reduzir em 76% o custo com a energia elétrica do imóvel. Trata-se, portanto, de uma economia estimada em R$ 175 mil por ano na conta de luz.
A partir de agora, o imóvel também fica protegido de novos aumentos tarifários na conta de luz – a chamada inflação energética. O local, portanto, deixa de ser impactado pelos constantes reajustes tarifários adotados no Brasil, que elevam o valor da conta de luz acima do índice de inflação oficial do país.