Residência com energia solar - Elysia sistema fotovoltaico RS

Energia solar residencial cresce 53% no ano, impulsionada pelo aumento na conta de luz

Publicado em de de

A capacidade de geração dos painéis instalados em imóvel residencial saltou de 4,7 gigawatts (GW) em janeiro para 7,3 GW no início de novembro

O aumento na conta de luz dos brasileiros neste ano – que já chega a 25% – deu um impulso sobretudo à energia solar residencial. Conforme dados do Portal Solar Franquias, a capacidade de geração dos painéis instalados em em imóvel residencial saltou de 4,7 gigawatts (GW) em janeiro para 7,3 GW no início de novembro. Um aumento de 53%. Essa potência equivale a pouco mais da metade da capacidade de geração da usina de Itaipu (14 GW).

Faça um orçamento gratuito (e na hora)

No total, a capacidade de geração solar no Brasil atingiu 12 GW em novembro. Incluindo aí tanto os projetos residenciais quanto as usinas de grande porte. Isso significa pouco menos de 7% de toda a capacidade de geração de energia brasileira, de 180 GW. 

As expectativas são de que o crescimento desse segmento siga em aceleração, já que as tarifas de energia devem continuar subindo no ano que vem. A projeção da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é que as contas tenham um aumento médio de 21,04% no ano que vem.

Investimento de R$ 60 bilhões desde 2012 (não só residencial)

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar), essa fonte de energia já trouxe ao Brasil mais de R$ 60 bilhões em novos investimentos desde 2012. Também desde 2012, a geração solar evitou a emissão de 13,6 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade. A fonte representa apenas 2% da matriz elétrica brasileira, mas a previsão é de crescimento nos próximos anos no Brasil e no mundo. Pode se tornar, aliás, a principal geradora de energia até 2050.

Atualmente, as usinas solares de grande porte são a sexta maior fonte de geração do Brasil, com empreendimentos em operação em nove Estados, nas regiões Nordeste (Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte), Sudeste (Minas Gerais e São Paulo) e Centro-Oeste.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Sistemas fotovoltaicos Rio Grande do Sul - Elysia energia solar

, ,

Energia solar terá expansão recorde no mundo em 2022

Continue lendo
Matriz energia solar Brasil - Elysia sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul

, ,

Energia solar deve responder por 17% da matriz brasileira até 2031

Continue lendo
Energia solar Rio Grande do Sul

,

Brasil é o 4º país que mais cresceu na implantação de energia solar em 2021

Continue lendo
Empresa com energia solar fotovoltaica - Elysia sistema fotovoltaico RS

,

Solar supera usina de Itaipu em produção de energia no Brasil

Continue lendo