Sistema fotovoltaico residencial em Novo Hamburgo - Elysia energia solar RS

Energia solar deve ser protagonista na renovação da matriz energética brasileira

Publicado em de de

De acordo com o governo federal, hidrelétricas terão 51% de queda na participação energética por outro lado, energias limpas devem saltar para 28%

Apesar de 90% da energia elétrica brasileira ter origem nas hidrelétricas, cerca de 20% da produção é desperdiçada na transmissão até os locais de consumo. Por exemplo, Itaipu. Essas perdas representam cerca de 5% da tarifa paga pelo consumidor. Nesse sentido, um dos caminhos para driblar esse cenário é optar pela energia solar distribuída. Até 2027, segundo o governo federal, as hidrelétricas perderão espaço para a energias renováveis. Ou seja, as hidrelétricas cairão para 51% em termos de participação energética, ao mesmo tempo em que as fontes alternativas devem saltar para 28%.

Definitivamente, as energias renováveis estão entre as ações sustentáveis priorizadas por vários países. No Brasil, contudo, ainda há avanços a serem feitos. Embora passos importantes tenham sido dados. Por exemplo, governo federal zerou o imposto de importação para equipamentos solares até 31 de dezembro de 2021. Essa ação deve impulsionar ainda mais o mercado. 

Com a economia e o câmbio voltando à normalidade, a medida deverá estimular a criação de novos projetos fotovoltaicos. Mesmo quem não é do ramo já se dá conta: vale a pena investir em um sistema fotovoltaico. Trata-se de um investimento com retorno rápido. Em muitos casos, a parcela é o mesmo valor (ou menos) do que o custo da conta de luz mensal.

Renovação energética: crescimento da energia solar para 2021

Portanto, em comparação ao ano passado, deve ocorrer um crescimento de 15% na importação de painéis solares em 2021. E essa é uma tendência que deve permanecer pelos próximos anos. 

Sem dúvidas, a energia solar já é uma das protagonistas da renovação da matriz energética brasileira. O desperdício de energia elétrica e a real eficiência das usinas hidrelétricas é cada vez mais questionado no país. São fatores que trazem insegurança em razão, em especial, do seu impacto ambiental. 

A construção de uma hidrelétrica envolve a fatores como: instalações de barragens, desvio do curso do rio e desapropriação de terras. São ações que geram problemas à fauna e à flora, além de prejudicar o assoreamento de rios. Outro elemento é que, muitas vezes, as usinas estão localizadas em terras indígenas ou em unidades de conservação.

Já a energia solar, além de ser limpa e sustentável, conta com uma instalação descomplicada. E seus resultados são imediatos. Afinal, você adquire o seu sistema fotovoltaico e, após a instalação, está produzindo energia limpa.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Energia solar ciência

, ,

Como a ambição dos EUA, a ciência de um australiano e poder industrial chinês se uniram para consolidar a energia solar

Continue lendo
Sistema fotovoltaico residencial em Novo Hamburgo - Elysia energia solar RS

,

Energia solar deve ser protagonista na renovação da matriz energética brasileira

Continue lendo
Usina solar Fecomércio - Elysia energia fotovoltaica Rio Grande do Sul

,

TCU suspende decisão que dava prazo para Aneel rever incentivos à energia solar

Continue lendo

,

Ranking: as 10 cidades gaúchas com maior potência de energia solar

Continue lendo