Porto Alegre energia solar

Três perguntas sobre energia solar ao prefeito de Porto Alegre

Publicado em de de

Saiba o que pensa e planeja Nelson Marchezan Júnior em relação a energias sustentáveis para Porto Alegre

A Elysia fez três perguntas ao prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, sobre o que ele pensa sobre energia solar e quais são seus projetos ligados à energia limpa para a cidade. Veja o que o chefe do executivo da Capital respondeu.

1 – Você faz uso de alguma fonte de energia limpa/renovável na sua casa?

Não tenho. Todavia, a nova regulamentação de micro e minigeração, com a possibilidade de condomínios geradores de energia, poderá ser um avanço em regiões densamente verticalizada e um estímulo aos condomínios.

2 – Porto Alegre tem sancionado pela prefeitura, há quase dez anos, um Programa de Incentivo ao Uso da Energia Solar em Edificações, mas que ainda não foi regulamentado. Se governo tem a intenção de regulamentá-lo?

Somente em 2014 uma ementa incluiu o sistema fotovoltaico no programa de incentivo ao uso da energia solar, anteriormente limitado ao aproveitamento dessa energia para o aquecimento de água. Com a atualização recente da resolução 482 da Aneel, esse tema ficou mais claro e seguro para a micro e minigeração. Vamos trabalhar para identificar que tipos de incentivos poderão ser feitos.

3 – Qual o seu projeto para a ampliação do uso de energias limpas em Porto Alegre?

O uso de energias limpas ainda é caro no Brasil. Um exemplo disso é que as poucas fábricas de painéis fotovoltaicos no Brasil são na verdade grandes montadoras, pois não há desenvolvimento nacional de componentes dos painéis em escala industrial. Vamos conhecer melhor o gasto de energia dos prédios públicos municipais e avaliar projetos que minimizem os custos, principalmente com viés sustentável. Além disso, vamos avaliar possíveis incentivos para os consumidores privados aderirem às energias limpas.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

O quanto os Gatos podem afetar o seu bolso?

Continue lendo

Triplicar renováveis até 2030 requer crescimento anual de 16,4%

Continue lendo

Plano Safra é lançado com taxas reduzidas para projetos de energia solar.

Continue lendo

O consumo de energia no mercado livre aumentou 10% em maio, de acordo com a EPE

Continue lendo