Homologação de energia solar - Elysia sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul

Energia transformadora: conheça como a energia solar pode potencializar práticas sustentáveis dentro das empresas

Publicado em de de

Nesta primeira parte da série “Energia transformadora”, vamos mostrar as novas ações das empresas WE Consultoria e 4Beer após a adoção de energia solar

Para empresas, o investimento em energia solar traz junto uma série de vantagens. Algumas mais visíveis, como a economia financeira e o impacto ambiental. Outras mais discretas, mas que também representam um grande avanço para as companhias. 

A produção de energia limpa é uma oportunidade de reavaliar práticas dentro da empresa, lançar novos paradigmas e avançar em ações produtivas mais sustentáveis. E foi exatamente isso que ocorreu com diversas empresas para as quais a Elysia entregou sua solução completa de energia solar.

Com a energia limpa, os empreendedores passaram a ter outro olhar sobre métodos produtivos da empresa – até mesmo para pequenos gestos ambientais, como utilizar menos papel. A visão de crescimento sustentável passa a ser uma prioridade, atitude que impacta na rentabilidade do negócio, no clima organizacional e, de quebra, no bem-estar de toda a população.

Nesta série, vamos mostrar algumas mudanças práticas que ocorreram dentro das empresas após a instalação de sistemas fotovoltaicos. Trocar máquinas a gás por elétricas, investir em carros elétricos, tornar a produção mais limpa… Conheça algumas mudanças que ocorreram em duas empresas do setor cervejeiro de Porto Alegre: a 4Beer e a WE Consultoria.

Cervejaria 4Beer: separação de materiais recicláveis, destinação do malte e mais energia solar

Para a 4Beer, o investimento em energia solar é parte estratégica do plano de aumento da produção de cervejas – processo iniciado ainda em 2020 com a substituição de parte dos equipamentos da fábrica. A meta é dobrar a capacidade produtiva para atender à expansão da rede de franquias. Atualmente, a capacidade produtiva da cervejaria é de 40.000 litros/mês, com a operação de 35 torneiras. A fábrica emprega 20 funcionários. 

O investimento possibilitou fazer uma produção mais sustentável, gerando o menor impacto ambiental possível. Isso inclui pequenos gestos de economia de recursos no processo produtivo. “Com o sistema fotovoltaico, conseguimos unir a concretização das metas econômicas e ambientais”, explica Caio de Santi, um dos sócios da 4Beer.

A energia solar ampliou o programa de sustentabilidade da empresa, que faz a separação de materiais recicláveis com uma cooperativa e destina os resíduos de malte da produção para alimentação animal. Daqui pra frente, a meta é ter a energia solar em todas unidades da empresa.

WE: empilhadeiras e carros elétricos e incentivo às bicicletas

Em um ano de operação, o sistema fotovoltaico da WE Consultoria vai resultar em uma economia de aproximadamente R$ 120 mil, de acordo com os técnicos da Elysia. A cifra representa uma redução média mensal de 81% neste gasto. O cálculo de retorno do investimento (payback) está estimado em três anos – tempo que está dentro da média, quando se trata de um sistema fotovoltaico comercial deste porte. Para o meio ambiente, a contribuição também é robusta: a empresa vai deixar de emitir 143 toneladas de CO2 na atmosfera, só no período de um ano. Além disso, a empresa fica protegida de eventuais aumentos na tarifa de energia elétrica. 

Para a WE, porém, as vantagens vão começar a aparecer dentro da empresa de diversas formas.  “Estamos focados em trabalhar cada vez mais com equipamentos que dependam da energia elétrica. Iremos eliminar o uso das empilhadeiras a gás e investir nos veículos movidos a bateria, que poderão ser recarregados com a energia solar”, revela Leandro Emmel. sócio-proprietário da WE.

Ainda de acordo com Emmel, a empresa projeta um crescimento mais consistente da produção e comercialização de veículos elétricos no Brasil. A ideia é que esses automóveis possam fazer parte da frota que realiza as entregas mais próximas. “Também queremos incentivar os colaboradores a adotarem bicicletas ou outros meios elétricos de locomoção. Para isso, no entanto, também precisamos que a prefeitura melhore a infraestrutura e segurança para o uso deste tipo de meio de transporte”, analisa.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Energia solar padaria Alvorada - Elysia sistema fotovoltaico RS

,

Com sistema fotovoltaico, padaria de Alvorada é 100% abastecida por energia solar

Continue lendo
Supermercado energia solar Viamão - Elysia sistema fotovoltaico comercial Rio Grande do Sul

,

Supermercado de Viamão gera energia solar, projeta economia de R$ 60 mil e atinge independência energética

Continue lendo
Energia solar em Clínica Veterinária - Elysia sistema fotovoltaico São Leopoldo

, ,

Clínica veterinária de São Leopoldo abastece toda operação com energia solar

Continue lendo
Energia solar em Escola - Elysia sistema fotovoltaico

, ,

Conheça a escola de Canoas que gera a própria energia e reduziu em 93% a conta de luz

Continue lendo