Casa com energia solar no Sarandi, na zona norte de Porto Alegre, recebeu solução completa de energia solar da Elysia
Se o assunto é expansão da energia solar em Porto Alegre, a Elysia está diretamente envolvida. Desta vez, a empresa entregou mais um sistema fotovoltaico na capital gaúcha – agora no bairro Sarandi, na zona norte da cidade. O projeto fotovoltaico é composto por 14 placas solares e um inversor, equipamentos que fazem o sistema operar e gerar energia limpa.
Como funciona a energia solar?
Com a instalação, a residência passa a produzir energia renovável que abastece 100% da demanda de consumo dos moradores. Isso significa afirmar que a casa atingiu sua independência energética – e utiliza a luminosidade do sol para gerar energia elétrica.
No primeiro ano de funcionamento, o sistema fotovoltaico vai entregar uma economia em torno de R$ 5,9 mil na conta de luz dos moradores. O valor equivale a uma redução média mensal de 80% no gasto com energia elétrica. Somando todas as cifras e percentuais, a previsão de retorno do investimento está estimada em cerca de 5 anos.
Energia solar no Sarandi: imóvel valorizado e imune à inflação energética
Com a demanda de energia atendida for uma fonte limpa, os moradores ficam protegidos da inflação energética – isto é, os consumidores ficam imunes a novos aumentos na tarifa de energia elétrica. Só para o próximo ano, está previsto um aumento na conta de luz que pode elevar em 26,6% a tarifa de transmissão de energia para o ciclo 2020-2021. Segundo a Aneel, a mudança deve gerar um impacto médio de 3,92% nas contas de energia.
Outra vantagem recai sobre a valorização do imóvel. Com um sistema fotovoltaico que fornece energia limpa aos moradores, a residência pode receber uma valorização de cerca de 8%, segundo pesquisa de mercado.
Para o meio ambiente, a residência já começou a entregar sua contribuição. Em apenas um ano, os moradores deixarão de emitir em média 3.150 kg de CO2 – o que equivale a um plantio de 90 árvores neste mesmo período.
Elysia é sinônimo de excelência
A residência de Porto Alegre recebeu uma solução completa de energia solar da Elysia, o que inclui projeto, instalação, homologação e monitoramento do sistema fotovoltaico. Uma das principais empresas do setor, a Elysia possui mais de 400 projetos finalizados no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Com os sistemas da Elysia, os consumidores já economizaram mais de R$ 3,5 milhões na conta de luz. Além disso, antes da aquisição do sistema, a equipe atua para tirar todas as dúvidas sobre a tecnologia. A empresa, inclusive, é uma das maiores produtoras de conteúdo sobre energia solar do Rio Grande do Sul. Esse é um dos propósitos da Elysia, desde a sua fundação: ser mais do que uma empresa de soluções ambientais e atuar como uma difusora da sustentabilidade das mais diversas formas.