Energia solar no Rio Grande do Sul - Elysia Porto Alegre

Energia solar no Rio Grande do Sul: conheça as 10 cidades gaúchas que mais possuem sistemas fotovoltaicos

Publicado em de de

A energia solar no Rio Grande do Sul se espalha a cada ano. O ranking é liderado por Santa Cruz do Sul, com quase o triplo dos número de sistemas fotovoltaicos instalados em Porto Alegre. Juntas, as dez cidades representam 30% do total de sistemas de energia solar instalados no estado gaúcho

A energia solar no Rio Grande do Sul vem crescendo de forma rápida nos últimos cinco anos. Desde que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) liberou, em 2012, uma portaria que regula o sistema de microgeração individual de energia, a partir de fontes renováveis, os sistemas fotovoltaicos se espalharam pelos telhados das casas e prédios do país.

No Rio Grande do Sul, segundo dados da Aneel, 1.491 unidades consumidoras possuem instalações de sistema de energia solar nos seus imóveis. Como há a alternativa de utilizar a sobra de energia gerada em outro imóvel do mesmo consumidor, o RS conta hoje com 1.706 unidades consumidoras de energia solar. Todos os imóveis com independência energética, de acordo com pesquisas, recebem cerca de 10% de valorização.

O Estado aparece bem nesse ranking que mede, de certa forma, a vocação sustentável da população. O RS é o terceiro Estado brasileiro que mais possui sistemas fotovoltaicos instalados. Atrás apenas de Minas Gerais (2.865) e São Paulo (2.721). Logo atrás do RS, aparece o Paraná, com 1.053 imóveis que geram a própria energia.

Quer gerar a própria energia e quase zerar conta de luz? Faça um orçamento gratuito

A Elysia separou para você as 10 cidades que mais geram energia solar no Rio Grande do Sul. Com base nos registros da Aneel, fizemos o ranking que mostra algumas curiosidades. Quem pensa que Porto Alegre, por ser a Capital, está na frente das demais, engana-se. E muito. A “capital dos painéis solares” é Santa Cruz do Sul. A cidade do Vale do Rio Pardo, com mais de 100 mil habitantes, tem quase o triplo dos sistemas fotovoltaicos instalados em Porto Alegre.

Dos dez municípios que lideram o ranking, Venâncio Aires é a cidade que mais tem sistemas instalados, proporcionalmente à população. Na cidade do Vale do Taquari, a cada 2.300 habitantes, um possui um sistema de energia solar fotovoltaica. Na sequência, vem a vizinha Lajeado, com um sistema fotovoltaicos para cada 2.700 habitantes. Juntas, as dez cidades somam 455 unidades geradoras da própria energia – o que representa 30% do total de sistemas instalados no RS.

Veja a lista completa dos maiores geradores de energia solar no Rio Grande do Sul:

1º Santa Cruz do Sul – 140
2º Porto Alegre – 55
3º Novo Hamburgo – 49
4º Santa Maria – 48
5º Lajeado – 31
6º Venâncio Aires – 30
7º Canoas – 29
8º Bento Gonçalves – 27
9º Caxias do Sul – 23
10º Montenegro – 23



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Homologação de energia solar - Elysia sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul

,

Energia solar no Brasil cresce mais de cinco vezes em dois anos

Continue lendo
Setor fotovoltaico - Elysia energia solar Rio Grande do Sul

,

Setor fotovoltaico: procura por energia solar cresce 45% durante pandemia de covid-19

Continue lendo
Energia solar em Cachoeirinha - Elysia energia solar Porto Alegre Rio Grande do Sul

,

Energia solar fotovoltaica será a principal fonte de geração da Europa em 2025, aponta AIE

Continue lendo
Cobrança ICMS - Elysia energia solar Porto Alegre

,

Decisão judicial impede cobrança de ICMS sobre excedente de energia solar

Continue lendo