Projeto que quase zera conta de luz de usuária é o primeiro do município – cliente terá economia de R$ 2.880 só no primeiro ano de uso
Mais um sistema de energia solar na Grande Porto Alegre foi instalado recentemente pela Elysia. Na ocasião, a residência que atingiu sua independência energética fica na cidade de Glorinha. O município tem cerca de 7 mil habitantes e fica a 44 km da capital gaúcha. É o primeiro sistema de energia solar instalado e regularizado na cidade, conforme a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Ao se tornar uma referência sustentável ao utilizar energia solar na Grande Porto Alegre, a residência passa a economizar quase R$ 3 mil somente no primeiro ano. A conta de luz, uma dor de cabeça para muitos em razão da alta tarifa, passa para a taxa mínima. “A energia solar é mais do que uma alternativa à fonte tradicional de energia. A energia solar é uma realidade. O usuário se vê livre das altas contas de luz e ainda ajuda o planeta. Um combo de benefícios”, analisa Luccas Priotto, sócio-diretor da Elysia.
Conheça mais projetos de energia solar realizados pela Elysia na Grande Porto Alegre
Na residência, habitada por uma aposentada de 80 anos, foram instalados dez placas solares, que irão gerar 337 kWh/mês, na média anual. Esta quantidade energética é o suficiente para suprir toda demanda da casa. “É uma cliente que nos enche de orgulho e deixa um exemplo para todos nós. Ser um cidadão preocupado com o futuro do planeta independe da idade. É uma pessoa que está na vanguarda da sociedade”, afirma Augusto Rech, engenheiro eletricista e sócio-diretor da Elysia. A moradora sonhava com a aquisição do sistema de energia solar há 10 anos. Segundo ela, a partir de agora, usará o ar-condicionado “sem tanto peso na consciência”.
A frente de seu tempo, a cliente também passa a utilizar o aplicativo da Fronius. Nele, a usuária poderá acompanhar, em tempo real, a eficiência do sistema fotovoltaico instalado pela Elysia. Saiba mais detalhes sobre o acompanhamento em tempo real do sistema.
Faça um orçamento e saiba qual o investimento para atingir a independência energética
Para o planeta, a casa também dá a sua contribuição. Quase uma tonelada de CO2 deixará de ser emitida na atmosfera somente no primeiro ano.
Além do projeto e instalação, a Elysia se responsabiliza por todo trâmite de regularização e liberação do funcionamento do sistema fotovoltaico junto concessionária de energia local – neste caso, a RGE Sul.