Sistemas fotovoltaicos Rio Grande do Sul - Elysia energia solar

Energia solar terá expansão recorde no mundo em 2022

Publicado em de de

Previsão é que a capacidade da fonte atinja a marca de 190 GW pela primeira vez em um único ano

Em 2022, a capacidade das fontes renováveis em todo o mundo deverá atingir um crescimento recorde de 8% na comparação com 2021, ultrapassando a marca de 300 GW pela primeira vez em um único ano, segundo estimativa da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês).

Deste montante, a energia solar será responsável por cerca de 60% do aumento, atingindo seu melhor resultado em toda história, com o comissionamento de 190 GW e um ganho de 25% na comparação com 2021.

Segundo a Agência, além da expansão natural das renováveis, outros motivos explicam o crescimento recorde das fontes limpas são as políticas aceleradas de transição energética adotadas pela União Europeia, China e Estados Unidos.

A energia solar fotovoltaica, sozinha, representou a maioria da expansão no ano passado devido à aceleração de projetos na Espanha, França, Polônia e Alemanha. Já com relação aos Estados Unidos, a Agência explica que a expansão das renováveis, em especial da solar, continuou a aumentar graças aos créditos fiscais de investimento, disponíveis até 2023-2024.

Energia solar é a única que deve crescer em 2023

Ainda de acordo com a IEA, a menos que novas políticas sejam implementadas em 2023, as energias renováveis globais devem permanecer estáveis em comparação com 2022.

No entanto, apesar do cenário de repetição, a entidade entende que a energia solar deve ser a única fonte que crescerá, atingindo a barreira dos 200 GW. Enquanto isso, a expansão da energia eólica e da bioenergia deverão seguir estáveis, e a energia hidrelétrica 40% menor.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Solução de atendimento a clientes com sistemas de energia solar em condição de alagamento

Continue lendo
energia solar

,

Energia solar: avanços e impacto na matriz elétrica brasileira

Continue lendo
brasil

Brasil na vanguarda da transição energética global com energia solar 

Continue lendo
espelhos orbitais

Espelhos orbitais: inovação na produção de energia solar 

Continue lendo