crescimento da energia solar

Energia solar lidera crescimento recorde de renováveis em 2023, destaca estudo da IRENA

Publicado em de de

Crescimento da energia solar, é o que aponta o último estudo da IRENA (Agência Internacional de Energia Renovável) revelou um recorde na implementação de energias renováveis em 2023, atingindo 3.870 GW, o que representa 86% da capacidade instalada no ano passado. 

A energia solar se destacou como protagonista, impulsionando 73% do crescimento observado, seguida pela energia eólica com 24%. 

A Ásia liderou a expansão, adicionando 326 GW, principalmente devido à China, que contribuiu com 287,6 GW. No entanto, regiões como a África ficaram atrás, alcançando apenas 62 GW. 

Francesco La Camera, diretor-geral da IRENA, enfatizou a importância das energias renováveis na transição energética global. No entanto, ele alertou que o progresso atual não é suficiente para atingir os objetivos do Acordo de Paris. 

La Camera destacou a necessidade de intervenções políticas e uma abordagem global para superar as barreiras estruturais e garantir o progresso em economias em desenvolvimento. 

Faça aqui ser orçamento de energia solar!

Além da China, outras regiões que experimentaram um crescimento significativo foram o Oriente Médio (16,6%) e a Oceania (9,4%). Os países do G20 aumentaram sua capacidade para 3.084 GW, representando um aumento de 15%. 

A IRENA enfatizou a importância de priorizar os países em desenvolvimento, aumentando o financiamento e promovendo a colaboração internacional para acelerar a transição energética. 

Outros destaques tecnológicos incluem o crescimento dos sistemas off-grid, energia hídrica, energia eólica e energia geotérmica, cada um com seu papel no impulso da adoção de energias renováveis em todo o mundo. 



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

O quanto os Gatos podem afetar o seu bolso?

Continue lendo

Triplicar renováveis até 2030 requer crescimento anual de 16,4%

Continue lendo

Marco legal do hidrogênio verde é aprovado pelo Senado 

Continue lendo

Plano Safra é lançado com taxas reduzidas para projetos de energia solar.

Continue lendo