Relatório indica que esse número era de 15,4 milhões 2012; segmento seguiu em crescimento mesmo durante a pandemia de covid-19
O número de pessoas beneficiadas pela iluminação de energia solar off-grid aumentou de 15,4 milhões em 2012 para 112 milhões em 2021, mostra relatório da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena). Somente na África, 52,6 milhões de pessoas tiveram o acesso à luz elétrica garantido por esse tipo de tecnologia.
O relatório destaca que os sistemas sem conexão à rede seguem em crescimento, apesar dos desafios trazidos pela pandemia de covid-19. O estudo abordou mini-grids, o uso de biogás para iluminação e cozinha e sistemas fotovoltaicos residenciais na África, América do Sul, Oceania, Oriente Médio e Caribe.
O crescimento da geração renovável off-grid é visto pela Irena como uma alternativa para facilitar o acesso de mais de 733 milhões de pessoas que permanecem sem eletricidade básica, especialmente na África Subsaariana e no Sul da Ásia. As comunidades rurais sem acesso à eletricidade utilizam frequentemente fontes de iluminação poluentes, como lâmpadas de querosene ou velas, cujas fumaças podem causar sérios problemas de saúde.
Já pensou em adquirir energia solar?
Com mais de 7 anos de atuação na região sul do Brasil, responsável por projetos e instalações no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a Elysia é uma referência em energia solar. Com sede no 4º Distrito, em Porto Alegre, a empresa possui mais de 1.000 projetos finalizados. Os sistemas da Elysia, aliás, já levaram uma economia de mais de R$ 21 milhões na conta de luz dos consumidores. Já são, portanto, mais de 70.000 horas de instalação. A empresa se diferencia pela entrega de uma solução completa de energia solar, que envolve projeto, instalação, homologação e monitoramento do sistema.