Investimento em energia solar - Elysia sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul

Por que 2022 é o ano decisivo para concretizar o investimento em energia solar?

Publicado em de de

Este é o último ano realizar o investimento em energia solar dentro das regras que oferecem um retorno do investimento mais rápido – mas não é só por isso, saiba outros motivos

Se a Elysia pudesse dar uma dica a você para este ano de 2022, seria a seguinte: não adie seu investimento em energia solar, faça isso ainda neste ano. O motivo é justificável: este é o último ano para investir em um sistema fotovoltaico dentro das regras atuais da geração distribuída. Ou seja: é o último ano para se enquadrar nas normas que oferecem um retorno de investimento mais rápido – 3 anos para imóveis comerciais e 4,5 anos para imóveis residenciais. 

Faça um orçamento gratuito agora

E por que isso ocorre?

Por causa do novo marco legal da geração distribuída, texto que foi sancionado no dia 6 de janeiro. O novo marco legal fará alterações importantes nas normas do mercado de energia solar. Mas nem tudo irá mudar de forma repentina, felizmente. Planejou-se um período de transição para a implementação das regras. 

Conheça cada detalhe das mudanças

As mudanças previstas pela nova lei, portanto, só entrarão em vigor para os sistemas fotovoltaicos que iniciarem sua operação em 2023. Ou seja: 2022 ainda é um ano ideal para tirar seu investimento do campo das ideias e transformá-lo em realidade.

Vai ser muito diferente se eu investir só em 2023?

As mudanças previstas no novo marco legal tem diversas vantagens. Um dos benefícios que podemos destacar é o fato de o novo texto trazer uma maior segurança jurídica para os consumidores de energia limpa.

Mas há algumas alterações que, sim, fizeram mudar algumas previsões de retorno do investimento (ROI). E isso vai ocorrer porque, para os sistemas que entrarão em operação em 2023, serão cobradas algumas taxas das quais os consumidores eram isentos antes do novo marco legal.

Fique tranquilo, não será uma diferença muito grande, em comparação às projeções atuais. E a tendência é de que o ROI vá diminuindo ainda mais nos próximos anos, já que as previsões de aumentos tarifários na conta de luz dos brasileiros não para de subir. 

Conheça mais 6 motivos para investir em energia solar em 2022

1 – Preços dos insumos tiveram queda, agora estão em estabilidade

Nos últimos nove anos, desde que a geração distribuída foi regulamentada no Brasil, os componentes do sistema fotovoltaico tiveram um queda média de mais de 50% no valor. A disparada do dólar nos últimos meses, contudo, fez o preço aumentar um pouco, já que a maior parte dos equipamentos é produzida fora do país.

Mas a dinâmica de queda foi tão grande nos últimos nove anos que esse reajuste por conta da flutuação da moeda norte-americana ainda deixa o sistema fotovoltaico como uma solução sustentável, rentável e acessível. A perspectiva para os próximos anos, no entanto, é de que os preços se estabilizem. Portanto, se você pensa em adiar o investimento esperando por uma queda no valor, essa não é a melhor alternativa.

2 – Para empresas, fortalecimento da marca e proteção contra aumentos

Não há justificativa para uma empresa adiar o investimento em um sistema de geração de energia solar. Com o uso de um sistema fotovoltaico, o negócio pode ter uma redução de até 95% no gasto com energia elétrica. É praticamente o fim de uma das despesas que mais pesa no orçamento de um negócio. Afinal, qual é a empresa que não quer ficar livre desta dor de cabeça?

Além disso, a empresa fica protegida de novos aumentos na conta de luz. Essa vantagem representa uma mudança impactante no caixa. A proteção contra a inflação energética significa estar livre dos constantes aumentos na conta de luz. Em um país que tem a 4º maior carga tributária incidente sobre a energia elétrica, trata-se de um benefício altamente competitivo. Todo o recurso economizado durante os anos de geração de energia limpa podem ser direcionados para a qualificação e ampliação de outros setores da empresa.

O uso de energia solar também confirma a intenção da empresa contribuir ambientalmente e deixar um legado para as próximas gerações. Investir em ações sustentáveis fortalece a marca no mercado, aumenta a competitividade da empresa e estreita os laços com uma geração cada vez mais ligada ao consumo consciente.

3 – Valorização do imóvel

Quem está tentando vender seu imóvel no Brasil, certamente está enfrentando dificuldades, já que a baixa demanda e a alta oferta de opções está fazendo o preço cair. Mas uma forma de elevar o valor do imóvel e fazê-lo ter um diferencial é a adoção de práticas sustentáveis. Entre elas, a geração de energia solar. De acordo com pesquisas do mercado imobiliário, um imóvel que gera sua própria energia pode ter uma valorização de até 8%. A contribuição ambiental e a diminuição do custo com energia elétrica pesam favoravelmente ao imóvel.

4 – 2022 será de mais aumentos na conta de luz

No Rio Grande do Sul, 2021 foi um ano de mais aumentos acima da inflação na conta de luz. Além do reajuste anual, aumento previsto no calendário da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil também sofreu reajustes em razão da pandemia, que obrigou o governo federal a socorrer algumas concessionárias para manter o abastecimento em dia. Também houve a criação de mais duas bandeiras vermelhas de cobrança extra, que elevaram ainda mais o custo energético no país.

Para 2022, com a disparada dos custos de geração de energia elétrica, a conta de luz pode registrar um aumento médio de 19% no próximo ano no país, conforme estimativa da TR Soluções, empresa de tecnologia especializada no setor elétrico. Grande parte da alta esperada reflete o déficit entre os custos com a geração de energia e os valores arrecadados nas contas através das bandeiras tarifárias. Isso acaba sendo repassado na conta de luz, importante item considerado nos índices inflacionários.

5 – Ampliação das linhas de financiamento

As instituições financeiras estão oferecendo melhores condições para a compra de sistemas fotovoltaicos. De acordo com matéria publicada pela revista Veja, além de linhas de crédito específicas para geração de energia solar fotovoltaica, agora os bancos estão alongando os prazos das linhas de financiamento voltadas à energia renovável, inclusive com o aumento do período de carência. Essa ação deve impulsionar ainda mais o setor fotovoltaico, que está em amplo crescimento no Brasil, possibilitando que mais pessoas invistam em um sistema fotovoltaico para suas casas, empresas ou propriedades rurais.

O prolongamento de prazos para pagamento, aliado à queda nos custos dos equipamentos fotovoltaicos registrada nos últimos anos e a políticas de incentivo à geração solar, garante maior viabilidade e ampliação do acesso da tecnologia fotovoltaica ao consumidor brasileiro. Portanto, não há dúvidas: o momento certo de investir em energia solar é agora. Não adie a oportunidade de gerar uma energia limpa e renovável.

A Caixa Econômica Federal (CEF), aliás, lançou no final do ano passado uma nova linha de crédito focada em energia solar, com taxas bastante atrativas. Temos, inclusive, uma série especial sobre as linhas de financiamento disponíveis no mercado.

6 – Contribuição para um planeta habitável

Em diversos locais do mundo percebe-se os efeitos do aquecimento global. Enchentes, chuvas concentradas em um curto espaço de tempo, tsunamis, vendavais – exemplos de desastres naturais não faltam para comprovar a conexão do aquecimento global com os problemas ambientais. E 2022 será mais um ano decisivo para que os países implementem mudanças estruturais que diminuam a emissão de gases do efeito estufa na atmosfera. 

O Brasil, sem dúvida, está incluído neste rol de nações que irão – obrigatoriamente – investir no crescimento de energias renováveis. Neste contexto, entra a geração de energia solar, que pode ser um dos protagonistas no combate ao aquecimento global. Investir em um sistema fotovoltaico é uma contribuição para você, para sua família, para seus vizinhos e para todo o planeta.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Energia solar empresa de Porto Alegre

, ,

Empresa com energia solar tem: funcionários motivados

Continue lendo
Energia solar empresarial - Elysia sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul

, ,

Empresa com energia solar tem: reputação e imagem em alta

Continue lendo
Empresa com energia solar fotovoltaica - Elysia sistema fotovoltaico RS

, ,

Empresa com energia solar tem: redução da emissão de gás carbônico

Continue lendo
Energia solar empresa de Porto Alegre

, ,

Empresa com energia solar: aumento de competitividade no mercado

Continue lendo