Energia solar indústria Sapucaia do Sul - Elysia sistema fotovoltaico comercial

Em Sapucaia do Sul, indústria de redutores e motoredutores supre demanda energética com sistema fotovoltaico

Publicado em de de

Transmaq terá uma redução média mensal de 89% no custo de energia elétrica – em um ano, a previsão dos técnicos da Elysia é de a empresa economize mais de R$ 55 mil

Referência nacional na fabricação de redutores e motoredutores, a Transmaq, de Sapucaia do Sul, inaugurou recentemente seu sistema de energia solar fotovoltaica. Com uma solução completa da Elysia, a empresa atingiu a independência energética (o sistema fotovoltaico supre 100% da demanda do complexo) e terá uma redução média mensal de 89% no custo de energia elétrica. Em um ano, a previsão dos técnicos da Elysia é de a Transmaq economize mais de R$ 55 mil.

Instalados no pavilhão ao lado da planta fabril, os 132 painéis solares foram projetados de forma a captar a luminosidade de forma eficiente. Na média mensal, os módulos têm capacidade de gerar 6.380 kWh. Trata-se de uma produção energética limpa e renovável, capaz de atender a toda demanda da Transmaq, o que a torna uma referência sustentável no setor industrial gaúcho.

Impacto ambiental robusto

No período de um ano, a empresa vai deixar de emitir mais de 40.000 kg de CO2 na atmosfera – o equivalente ao plantio de 1.042 árvores no mesmo intervalo de tempo. Essa contribuição ambiental da Transmaq junta-se às demais ações sustentáveis já implantadas no negócio, e chega para fortalecer ainda mais a imagem e reputação da empresa, uma das mais importantes do Brasil no segmento de redutores e motoredutores.

“Os impactos positivos desse investimento são percebidos no dia a dia da empresa, dentro e fora do ambiente corporativo. Não é só o ganho de competitividade com a economia gerada na conta de luz – o que já é algo extraordinário. Mas tem aí um componente de imagem muito relevante. Hoje, uma empresa que investe em sustentabilidade e reduz sua pegada ecológica possui um diferencial competitivo. Isso a coloca em um patamar de destaque no mercado”, analisa Luccas Prioto, diretor da Elysia.

Investimento na hora certa

Hoje, não há investimento mais rentável do que a energia solar. A média de retorno do investimento para sistemas comerciais gira em torno de 3 anos. Trata-se do melhor nível de payback da história. Portanto, o momento de investir em energia solar é agora – e, principalmente, antes de janeiro de 2023. 

As vantagens já começam a aparecer na fatura seguinte ao início da operação do sistema. No médio e longo prazo, os benefícios são ainda mais visíveis – crescimento de vendas, redução de custos e colaboração com o meio ambiente. A energia solar resulta em uma sinergia que potencializa as virtudes da empresa.

Transmaq protegida dos aumentos na conta de luz

Além de todos os benefícios já citados, a empresa fica protegida de novos aumentos na conta de luz. Essa vantagem representa uma mudança impactante no caixa. A proteção contra a inflação energética significa estar livre dos constantes aumentos na energia elétrica. Em um país que tem a 4º maior carga tributária incidente sobre a energia elétrica, trata-se de um benefício altamente competitivo. Todo o recurso economizado durante os anos de geração de energia limpa podem ser direcionados para a qualificação e ampliação de outros setores da empresa.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

, , ,

Energia limpa: crescimento de 50% em 2023

Continue lendo
ons prevê nivel baixo de reservatorios

Alerta do ONS: níveis das hidrelétricas no Brasil podem chegar a 36% até julho 

Continue lendo

, ,

Recorde de demanda de energia: Sistema Interligado Nacional responde com eficiência e sustentabilidade 

Continue lendo

, , ,

Brasil já adicionou 2 GW de energia solar em 2024 

Continue lendo