Energia solar impediu que o Brasil emitisse a poluição de 15,9 milhões de toneladas de CO₂ na atmosfera em 2022
O uso de energia solar fez o Brasil deixar de emitir um volume de CO₂ equivalente à poluição de 3,4 milhões de veículos em 2022. Os números partiram do Canal Solar, com base em relatórios da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) e da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, na sigla em inglês).
Conhece o Renda Solar Elysia? Um jeito de obter renda extra gerando energia solar
De acordo com a agência norte-americana, um veículo típico de passageiros emite, em média, cerca de 4,6 toneladas métricas de dióxido de carbono por ano. Trata-se de um volume que, cruzado com os boletins mensais da Absolar, revela o potencial que a energia solar possui para ajudar o Brasil a combater o aquecimento global. Tendo em vista que o CO₂ emitido é uma das principais causas desta condição.
Conhece o Desconto Solar? Uma forma de consumir energia limpa sem investimento
Conforme a Absolar, de janeiro a dezembro de 2022, 15,9 milhões de toneladas de CO₂ deixaram de ser emitidas por causa da energia solar instalada.
Ou seja, como cada veículo à combustão emite, em média, cerca de 4,6 toneladas de gás carbônico por ano, é possível estimar que os painéis solares evitaram que mais de 3,4 milhões de veículos poluíssem o meio ambiente.