Projeto de usina de energia solar nas escolas maristas foi antecipado pela coluna da jornalista Giane Guerra, no portal GZH
Com uma solução completa de energia solar da Elysia, a instituição de ensino Rede Marista inicia, em dezembro, a construção de uma usina solar com aproximadamente 15 mil metros quadrados no Recanto Marista do Lami, em Porto Alegre. No local, a empresa vai instalar 2.520 placas solares em duas fases de montagem.
Chamada de Usina Fotovoltaica Champagnat I, a usina receberá um investimento de R$ 3 milhões. O retorno do investimento está previsto para ser recuperado em pouco mais de sete anos, com a redução de 80% na conta de luz. Em breve, vamos publicar aqui um novo conteúdo com mais detalhes sobre esse megaprojeto que ratifica a qualidade e excelência dos projetos fotovoltaicos da Elysia.
Rede Marista vai usar o espaço para visitas de escolas e pesquisadores
A estrutura terá capacidade para suprir o consumo de todos os espaços da rede dentro da área da concessão da CEEE Equatorial, incluindo centro de eventos e projetos sociais. Uma curiosidade: a Rede Marista também pretende usar o espaço para visitas de escolas e pesquisadores que queiram estudar a geração de energia de fonte solar. No espaço, haverá uma miniestação meteorológica com controladores que carregam baterias. A ideia é mostrar, na prática, a teoria que a instituição tem ensinado em sala de aula.
A iniciativa deriva de um projeto piloto instalado no ano passado no Colégio Marista Graças, em Viamão, também realizado pela Elysia. Em seu primeiro ano de funcionamento, a usina, com capacidade de 90 kWp, abasteceu toda a demanda de energia da unidade de ensino. Foram economizados R$ 92 mil, além da geração de créditos junto à concessionária para uso futuro.