Residencial Três Figueiras, em Gravataí, recebe 72 painéis solares, que produzem 100% da energia consumida pelos moradores do local
O Residencial Geriátrico Três Figueiras, em Gravataí, inaugurou recentemente o seu sistema de energia solar fotovoltaica. Composto por 72 painéis solares, o sistema fotovoltaico tem capacidade de gerar energia elétrica – de forma limpa – que atende a 100% da demanda do local. Com isso, o residencial geriátrico, que fica no bairro Loteamento Rural Palermo, atingiu sua independência energética.
Como funciona a energia solar?
Com a geração de energia solar, a previsão da equipe técnica da Elysia é de que ocorra uma redução média de 95% na conta de luz do imóvel. A estimativa é de que, somente no primeiro ano de funcionamento, o sistema propicie uma economia de R$ 31 mil. Em 30 anos, período de vida útil do sistema, o local poderá somar uma economia de aproximadamente R$ 10 milhões.
De acordo com a diretora do residencial, Rubia Santos Lima, os efeitos da geração de energia limpa já foram sentidos nos primeiros dias. Os proprietários do residencial acompanham o desempenho do sistema por meio de um aplicativo, no celular, e estão aprovando o funcionamento da tecnologia. Estamos muito satisfeitos com o resultado. ¨É um alívio receber a conta de luz com um valor tão reduzido¨, conta. De acordo com Rubia, o objetivo da aquisição do sistema foi a redução da conta de energia elétrica.
Energia solar em residencial geriátrico: impacto ambiental também é significativo
O local também começa a deixar seu legado ambiental para o planeta. Em apenas um ano, o residencial geriátrico vai deixar de emitir 18.000 kg de CO2 na atmosfera. Com isso, entrega uma contribuição ambiental importante para as próximas gerações – e inspira outros estabelecimentos e aderirem à energia renovável.
Baixe o e-book inédito sobre energia solar
Além das vantagens ambientais e os impactos econômicos diretos, o imóvel também recebe uma valorização significativa. Pesquisas do mercado imobiliária que a valorização pode chegar, dependendo do número e do tamanho de estruturas sustentáveis, a cerca de de 8%. A autossuficiência energética torna o imóvel ainda mais atraente, uma vez que o custo com energia elétrica e restringe, basicamente, a tarifa mínima.
Todas as etapas de projeto e instalação são de responsabilidade da Elysia, que entrega uma solução completa de energia solar. O processo passa pela visita técnica, de análise do local, até a homologação do sistema junto à concessionária de energia da região. Sempre ao lado consumidor, mantendo-o informado, a Elysia realiza todas as etapas de forma transparente e com alto padrão de excelência.