Energia solar em cervejaria - Elysia sistema fotovoltaico em empresas Porto Alegre

Energia solar em cervejaria: 4Beer terá abastecimento de energia limpa de olho em aumento da produção

Publicado em de de

Sistema fotovoltaico será instalado pela Elysia no primeiro trimestre deste ano, na unidade do 4º Distrito – energia solar em cervejaria vai impulsionar plano de dobrar produção

Energia solar em cervejaria - Elysia sistema fotovoltaico em empresas Porto Alegre

No primeiro trimestre deste ano, a cervejaria 4Beer, de Porto Alegre, vai inaugurar seu primeiro sistema de energia solar fotovoltaica. Projetado pela Elysia, o sistema fotovoltaico vai suprir cerca de 70% do consumo de energia elétrica da unidade do 4º Distrito (Polônia, 200), onde a empresa produz e comercializa diversos tipos de cerveja artesanal. Em um ano de funcionamento, o sistema deve proporcionar uma economia de aproximadamente R$ 67 mil para os cofres da 4Beer, de acordo com estimativa dos técnicos da Elysia.

Com o objetivo de realizar uma produção mais sustentável e de menor impacto ambiental, a 4Beer receberá a instalação de 188 painéis solares. Os módulos fotovoltaicos estarão conectados a um inversor solar, equipamento responsável por fazer a transição de corrente contínua para alternada, tipo de energia elétrica compatível com a concessionária de energia. A capacidade de geração média no mês será de 7.000 kWh.

Solução completa de energia solar em cervejaria

A 4Beer vai receber uma solução completa de energia solar da Elysia. O pacote inclui o projeto de engenharia (que já está finalizado), homologação, instalação e monitoramento do sistema fotovoltaico. Com sede em Porto Alegre, a Elysia é uma das principais empresas de energia solar do Rio Grande do Sul. Com atuação em todo estado, já são mais de 450 projetos e instalações de sistemas fotovoltaicos em solo gaúcho. Com os sistemas da Elysia, os consumidores já economizaram mais de R$ 7,2 milhões na conta de luz.

Nova sede em janeiro e produção duplicada

Energia solar em cervejaria - Elysia sistema fotovoltaico em empresas Porto Alegre

O investimento em energia solar compõe o plano de aumento da produção de cervejas, processo iniciado ainda em 2020 com a substituição de parte do maquinário da fábrica. A meta é dobrar a capacidade produtiva para atender à expansão da rede de franquias. Atualmente, a capacidade produtiva da cervejaria é de 40.000 litros/mês, com a operação de 80 torneiras, somando todas as unidades. A fábrica emprega 20 funcionários.

“Aproveitamos o amplo espaço que temos no telhado do 4º Distrito para produzir uma energia limpa e renovável. O investimento nos possibilita fazer uma produção mais sustentável, gerando o menor impacto ambiental possível. A geração de energia solar também se encaixa no nosso projeto de ampliação produtiva, algo que estava no nosso radar há algum tempo. Com o sistema fotovoltaico, conseguimos unir a concretização das metas econômicas e ambientais”, explica Caio de Santi, sócio da 4Beer.

De acordo com De Santi, a energia solar integra o programa de sustentabilidade da empresa, cujo objetivo inclui a adoção da tecnologia em todas as unidades. Além de lançar mão de uma energia renovável, a 4Beer já adota práticas ambientalmente corretas. Como exemplo, De Santi cita a separação e destinação de materiais recicláveis para uma cooperativa parceira e o uso dos resíduos de malte para alimentação animal.

Em Porto Alegre, além da unidade do 4º Distrito, estão abertas as sedes do Menino Deus (Getúlio Vargas, 1157) e da Zona Sul (Wenceslau Escobar, 2075). Ainda em janeiro, a empresa vai inaugurar sua quarta franquia na capital gaúcha. A nova unidade, que também vai oferecer o serviço de cervejaria e restaurante, fica na Rua Passo da Pátria, 389, no bairro Bela Vista. Criada em 2016, a 4Beer é uma sociedade das cervejarias Diefen Bros e Polvo Loco.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Energia solar pegada ecológica Gravataí - Elysia sistema fotovoltaico Grande Porto Alegre

, , ,

Com energia solar, fabricante de móveis de madeira de Gravataí diminui pegada ecológica de sua produção

Continue lendo
Energia solar mercado de Gravataí - Elysia sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul

, ,

Mercado de Gravataí vai de energia solar e reduz em 88% o custo com energia elétrica

Continue lendo
Empresa energia solar Santa Cruz do Sul - Elysia sistema fotovoltaico RS

,

Fabricante de embalagens de Santa Cruz do Sul passa a ter produção sustentável com energia solar

Continue lendo
Indústria energia solar Rio Grande do Sul - Elysia sistema fotovoltaico grande porto alegre

,

Indústria de tratamento de resíduos adota energia solar e tem 100% da demanda atendida por fonte limpa

Continue lendo