Sistema fotovoltaico será instalado pela Elysia no primeiro trimestre deste ano, na unidade do 4º Distrito – energia solar em cervejaria vai impulsionar plano de dobrar produção
No primeiro trimestre deste ano, a cervejaria 4Beer, de Porto Alegre, vai inaugurar seu primeiro sistema de energia solar fotovoltaica. Projetado pela Elysia, o sistema fotovoltaico vai suprir cerca de 70% do consumo de energia elétrica da unidade do 4º Distrito (Polônia, 200), onde a empresa produz e comercializa diversos tipos de cerveja artesanal. Em um ano de funcionamento, o sistema deve proporcionar uma economia de aproximadamente R$ 67 mil para os cofres da 4Beer, de acordo com estimativa dos técnicos da Elysia.
Com o objetivo de realizar uma produção mais sustentável e de menor impacto ambiental, a 4Beer receberá a instalação de 188 painéis solares. Os módulos fotovoltaicos estarão conectados a um inversor solar, equipamento responsável por fazer a transição de corrente contínua para alternada, tipo de energia elétrica compatível com a concessionária de energia. A capacidade de geração média no mês será de 7.000 kWh.
Solução completa de energia solar em cervejaria
A 4Beer vai receber uma solução completa de energia solar da Elysia. O pacote inclui o projeto de engenharia (que já está finalizado), homologação, instalação e monitoramento do sistema fotovoltaico. Com sede em Porto Alegre, a Elysia é uma das principais empresas de energia solar do Rio Grande do Sul. Com atuação em todo estado, já são mais de 450 projetos e instalações de sistemas fotovoltaicos em solo gaúcho. Com os sistemas da Elysia, os consumidores já economizaram mais de R$ 7,2 milhões na conta de luz.
Nova sede em janeiro e produção duplicada
O investimento em energia solar compõe o plano de aumento da produção de cervejas, processo iniciado ainda em 2020 com a substituição de parte do maquinário da fábrica. A meta é dobrar a capacidade produtiva para atender à expansão da rede de franquias. Atualmente, a capacidade produtiva da cervejaria é de 40.000 litros/mês, com a operação de 80 torneiras, somando todas as unidades. A fábrica emprega 20 funcionários.
“Aproveitamos o amplo espaço que temos no telhado do 4º Distrito para produzir uma energia limpa e renovável. O investimento nos possibilita fazer uma produção mais sustentável, gerando o menor impacto ambiental possível. A geração de energia solar também se encaixa no nosso projeto de ampliação produtiva, algo que estava no nosso radar há algum tempo. Com o sistema fotovoltaico, conseguimos unir a concretização das metas econômicas e ambientais”, explica Caio de Santi, sócio da 4Beer.
De acordo com De Santi, a energia solar integra o programa de sustentabilidade da empresa, cujo objetivo inclui a adoção da tecnologia em todas as unidades. Além de lançar mão de uma energia renovável, a 4Beer já adota práticas ambientalmente corretas. Como exemplo, De Santi cita a separação e destinação de materiais recicláveis para uma cooperativa parceira e o uso dos resíduos de malte para alimentação animal.
Em Porto Alegre, além da unidade do 4º Distrito, estão abertas as sedes do Menino Deus (Getúlio Vargas, 1157) e da Zona Sul (Wenceslau Escobar, 2075). Ainda em janeiro, a empresa vai inaugurar sua quarta franquia na capital gaúcha. A nova unidade, que também vai oferecer o serviço de cervejaria e restaurante, fica na Rua Passo da Pátria, 389, no bairro Bela Vista. Criada em 2016, a 4Beer é uma sociedade das cervejarias Diefen Bros e Polvo Loco.