Energia solar em alta: revista Forbes publica reportagem especial sobre tecnologia fotovoltaica

Maior revista de negócios do mundo, Forbes publica conteúdo de fôlego sobre o funcionamento e os benefícios da energia solar

Em um extenso conteúdo jornalístico, a revista Forbes, maior veículo de negócios do mundo, publicou na última semana uma reportagem especial sobre a energia solar fotovoltaica. Do modo de funcionamento aos equipamentos utilizados, a matéria faz um raio-x da tecnologia que vem se espalhando rapidamente pelo mundo. Em tópicos, confira os principais trechos da reportagem. 

Funcionamento

No Brasil, para garantir que os painéis solares sejam expostos ao máximo de luz possível, é melhor instalá-los em um telhado voltado para o norte, embora os telhados leste e oeste também sejam adequados.

Os painéis solares devem ser instalados em um ângulo entre 10 e 50 graus, sendo mais indicado o ângulo ideal entre 30 e 40 graus. Você também deve garantir que não haja prédios ou árvores por perto que, possam deixar os painéis à sombra.

Conectado aos painéis, é instalado um inversor, que tem a função de converter a eletricidade gerada de uma corrente contínua (CC) em uma corrente alternada (CA), usada pela maioria dos eletrodomésticos.

Quais são os benefícios?

O maior benefício de ter painéis solares instalados é que você vai economizar nos custos de eletricidade. Com um sistema fotovoltaico adaptado para a sua demanda de energia, você poderá produzir eletricidade para toda a sua casa.

Outro benefício é que você reduzirá sua pegada de carbono. Um sistema fotovoltaico residencial compacto pode economizar entre 1,3 e 1,6 toneladas de carbono por ano, dependendo de onde você mora.

Quanto tempo leva para recuperar os custos?

Esta conta depende de vários fatores, inclusive do tamanho do seu sistema. Como a reportagem da Forbes teve como foco o Reino Unido, os valores são diferentes. No Brasil, essa taxa de retorno está em torno de 5 anos para residências e cerca de 4 anos para empresas.

O que considerar antes de escolher os painéis solares

Se você estiver pensando em instalar painéis solares, precisará considerar se seu telhado é adequado, incluindo se é grande o suficiente e quanta luz solar recebe. Você também precisa pensar no tamanho de sistema que vai necessitar. É importante garantir que o tamanho seja grande o suficiente para atender às necessidades de energia da sua casa, mas também que você não tenha um grande excedente. Projetos superdimensionado podem acarretar em energia subutilizada e impactar em seu retorno do investimento.

Por fim, certifique-se de contratar uma empresa especializada e com com experiência no mercado. Procure pesquisar projetos e instalações já executadas pela empresa – e nunca deixe de tirar todas as suas dúvidas antes de efetivar a compra. 

Mantenha os painéis solares limpos

É importante limpar regularmente seus painéis solares. A manutenção realizada de forma correta faz com que a vida útil dos equipamentos aumente, além de mantê-los em operação no máximo da sua eficiência. Considere contratar o serviço de uma empresa de energia solar para executar esse serviço.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

,

Energia solar em alta: revista Forbes publica reportagem especial sobre tecnologia fotovoltaica

Continue lendo
Monitoramento do sistema fotovoltaico - Elysia energia solar RS

, ,

Monitoramento do sistema fotovoltaico: uma etapa importante da geração de energia solar

Continue lendo

, ,

5 motivos que mostram por que a energia solar é a escolha certa em 2020

Continue lendo

, ,

Conheça 7 benefícios que a Centerlux já percebe ao gerar energia solar

Continue lendo