Energia solar eleva o valor do seu imóvel? Saiba como (e quanto)

Publicado em de de

Vários estudos comprovam que as casas equipadas com sistemas de painéis solares são valorizadas e vendidas a preços mais elevados do que imóveis semelhantes sem esse diferencial

Existem, basicamente, duas maneiras de avaliar o valor dos painéis solares. A primeira é como os bancos avaliam um ativo de geração solar. A segunda, é como os consumidores ou compradores de casas avaliam um ativo de geração de energia solar. Em outras palavras, um sistema fotovoltaico vale tudo o que alguém está disposto a pagar.

No entanto, vários estudos comprovam que as casas equipadas com sistemas de painéis solares são valorizadas e vendidas a preços mais elevados do que casas semelhantes sem energia solar na mesma área. Em média, o valor de uma casa aumenta 3 a 8% com a adição de painéis solares. Um estudo da Zillow, de 2019, encontrou uma margem de lucro de 4,1% para residências com energia solar.

Fatores que influenciam na valorização

1 – Seu Estado e cidade

2 – O custo da eletricidade em sua área

3 – O tamanho da instalação e sua casa

4 – O tipo, idade e garantia de seus painéis solares

5 – Quanta energia o sistema pode economizar

Localização

A localização de uma casa desempenha um papel importante na determinação de quanto os painéis solares aumentarão seu valor.

Por exemplo, instalações em mercados solares ativos, como Rio Grande do Sul, Minas gerais e São Paulo, normalmente geram retornos mais elevados do que instalações comparáveis em mercados menos desenvolvidos. Isso ocorre porque os compradores, corretores de imóveis, avaliadores e credores estão mais familiarizados com os benefícios da energia solar no início do processo.

Tamanho da instalação

O número de painéis solares que seu telhado pode acomodar se correlaciona diretamente com o valor da propriedade pós-instalação de sua casa. A capacidade de produção de seus painéis solares deve ser proporcional ao tamanho de sua casa.

Então, como os painéis solares afetam os valores das propriedades? Um estudo do Berkeley Lab estima que o valor de revenda de sua casa aumentará em cerca de US$ 5.911 para cada quilowatt (kW) de energia solar.

Uso e economia média de energia

Calcular o aumento do valor da casa com base no consumo de energia é executar sua própria análise de custo/benefício. O valor do seu sistema também será diferente com base nos custos de eletricidade da sua área.

Isso trata a energia solar como uma propriedade de aluguel geradora de renda. À medida que as rendas aumentam – ou, neste caso, à medida que os preços da energia sobem – o valor do ativo sobe.

Qualidade dos painéis solares

Os próprios painéis são outro fator que afeta o valor de revenda da sua casa. Os fabricantes de painéis solares, inversores, racks e outros equipamentos oferecem diversos recursos de tecnologia, longevidade e garantias.

A energia solar deve ser uma característica diferenciada da casa e não apenas um ponto na descrição. O software de monitoramento deve ser exibido aos compradores em potencial e os benefícios transmitidos aos proprietários em potencial.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Residência com energia solar - Elysia sistema fotovoltaico RS

,

Novo marco legal (1): como fica para quem já tem energia solar?

Continue lendo
Investimento em energia solar - Elysia sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul

,

Por que 2022 é o ano decisivo para concretizar o investimento em energia solar?

Continue lendo
Energia solar em fábricas - Elysia sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul

Com sanção de nova lei, 2022 é o último ano para investir em energia solar com as regras atuais

Continue lendo
Energia solar para empresas

, ,

Para empresas, energia solar confere proteção inflacionária e previsibilidade orçamentária

Continue lendo