A foto acima mostra, em gigawatts, a previsão acumulada até 2020 (azul escuro) e a capacidade instalada no ano (azul claro) de energia solar no mundo. Fonte: GTM
Você sabia?
Até o final deste ano, a energia solar vai produzir 321 gigawatts de potência no mundo – o equivalente 23 Itaipus (em termos de capacidade instalada). A previsão está no estudo da GTM Research, braço de pesquisa da Greentech Media, empresa especializada em análise de mercado e informações sobre energia limpa.
De acordo com o estudo, serão inseridos 64 gigawatts de energia solar em 2016. No ano passado, houve um acréscimo de 59 gigawatts – aumento de 43% em relação a 2014. A elevação das instalações é fruto dos investimentos feitos, principalmente, por EUA e China nos últimos anos.
A pesquisa também destaca a participação dos mercados emergentes nesse aumento. No documento, Brasil e México são citados como grandes apostas do mercado. Aqui no site da Elysia, recentemente, publicamos um estudo que prevê o Brasil no top 20 de produção de energia solar até 2020.
Incentivo do governo é peça-chave
Segundo Mohit Anand, analista e pesquisador da GTM, o quarto trimestre de 2015 mostrou que a demanda por energia solar no mundo depende – e muito – dos incentivos vindos do governo. Para ele, no entanto, as ações de Estado são imprevisíveis por se tratarem, muitas vezes, de decisões políticas.
Anand enalteceu a COP 21 (tratado entre nações para redução da emissão de gases) que impulsionou os países a reverem suas matrizes energéticas. “Muitos países têm atingido as metas de mitigação de mudanças climáticas, e a energia solar é vista como uma rápida e efetiva ferramenta para isso” disse Anand.
A Elysia faz parte desse universo sustentável. E está no mercado para fortalecer o consumo de energia limpa. É bom para o mundo, é bom para o seu bolso.
Tudo o que você precisa saber:
Quanto custa um projeto? Faça um orçamento grátis.
Qual é o projeto ideal para a sua casa? Clique aqui.
Qual é o projeto ideal para a sua empresa? Clique aqui.
Como funciona um sistema de energia solar fotovoltaica? Clique aqui.
Conheça um pouco mais sobre a Elysia.