Cervejaria Fil, com sede em Gravataí, investe em energia solar para impulsionar plano de crescimento e consolidar comprometimento ambiental da empresa
A Cervejaria Fil, de Gravataí, está mirando um crescimento produtivo robusto para este ano – e a energia solar é uma das protagonistas desta perspectiva. Com uma solução completa da Elysia, a empresa recebeu, em dezembro, a instalação de um sistema fotovoltaico que atende a 94% da sua demanda produtiva. O objetivo é ter um aumento de 50% na produção em 2022.
Faça agra um orçamento de energia solar para o seu imóvel
De acordo com a projeção dos técnicos da Elysia, o sistema fotovoltaico da Fil deve proporcionar uma economia de aproximadamente R$ 36 mil, apenas no primeiro ano de operação. Trata-se, portanto, de uma redução de cerca de 87% no custo energético mensal. A economia, aliás, será uma das alavancas competitivas da Fil, que já conta com uma produção voltada para o uso de componentes elétricos.
De acordo com Felipe Fleck, sócio-proprietário da Fil, as tiras de produção já são 60% elétricas. Mais um fator que acelerou a tomada de decisão pelo investimento em uma energia limpa. ¨Já realizamos a colocação das placas solares pensando em uma ampliação. Hoje, o consumo de energia elétrica da cervejaria é bem elevado, utilizamos-a em grande escala na produção e na manutenção do estoque¨, afirma Fleck.
Energia solar chega para simbolizar comprometimento enraizado na empresa
Um dos diferenciais da Fil, antes mesmo do investimento em energia limpa, sempre foi o foco na sustentabilidade ambiental no modelo produtivo. Na fazenda onde o negócio funciona, na zona rural de Gravataí, a equipe faz a reutilização da água e alimenta os animais do sítio com resíduos de cevada utilizados na produção. Além disso, a Fil tem como filosofia – e isso acontece na prática – a redução sistemática do uso de embalagens.
Conforme Fleck, o sistema fotovoltaico consolida o comprometimento ambiental da cervejaria, cujos valores estão ligados à preservação ambiental e ao contato com a natureza. Em apenas um ano de operação, o sistema fotovoltaico vai fazer com que a Fil deixe de emitir 23.500 kg de CO2 na atmosfera. Isso equivale, por exemplo, ao plantio de 592 árvores no mesmo período.
Junto da energia solar, vale destacar que a empresa investiu na aquisição de três tanques de maturação, que serão fundamentais no processo de aumento produtivo que a Fil mira como meta para 2022.