Energia solar indústria Sapucaia do Sul - Elysia sistema fotovoltaico comercial

A energia solar ainda é (e será por muito tempo) um investimento que vale a pena

Publicado em de de

Entenda por que a o tempo de retorno do investimento quase não muda com a mudança das regras do Marco Legal

O dia 7 de janeiro foi a data final para solicitar a ligação do seu sistema de energia solar com as regras anteriores ao Marco Legal da Energia Solar, que passa a vigorar de forma oficial no país. Foi por esse motivo, aliás, que ao longo de 2022 você provavelmente ouviu falar da tal “corrida” pelo investimento em energia fotovoltaica, a fim de aproveitar os benefícios das normas pregressas. 

De fato, ocorreu uma aceleração no volume de instalações de energia solar por conta disso. Mas engana-se – e muito – quem embarcou na ideia de que a energia solar deixou de ser um investimento que vale a pena. A verdade absoluta é que a energia solar continua sendo um dos investimentos mais atrativos do mercado – uma realidade que vale tanto para empresas quanto para residências.

A diferença de investir agora, em 2023, é que o consumidor passa a ter um valor adicional na conta de energia elétrica. Ou seja, passa a ser cobrada uma taxa de uso da rede de distribuição das concessionárias. 

Dizem que vai aumentar o tempo de retorno do investimento – é verdade?

A resposta é: depende. Deve-se analisar caso a caso para se chegar a uma conclusão definitiva. Há casos em que o tempo de retorno do investimento não é modificado; há projetos em que o retorno pode ser até mais rápido nos dois primeiros anos; e há consumidores que poderão adiar em somente seis meses esse tempo. 

Portanto, a conclusão a que chegamos é que, mesmo que o tempo de ROI seja modificado, a diferença é tão pequena que não interfere na atratividade do investimento. Além do que, o tempo de ROI está vinculado a um cálculo que leva em consideração a inflação energética do país, cuja tendência é de aumento nos próximos anos.

Então, não embarque na ideia de que a energia solar deixou de ser um bom negócio. Informe-se de forma aprofundada sobre o assunto para não deixar passar a oportunidade de realizar um investimento que será bom para o seu bolso e bom para o planeta.  



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Marco legal do hidrogênio verde é aprovado pelo Senado 

Continue lendo

O consumo de energia no mercado livre aumentou 10% em maio, de acordo com a EPE

Continue lendo

, , ,

Energia solar por assinatura no Brasil: Entenda quais são os obstáculos e as expectativas 

Continue lendo

Tendência de subsídios na ANEEL: energia renovável supera combustíveis fósseis na conta de luz brasileira 

Continue lendo