7 coisas que você precisa saber sobre a energia solar neste momento

Publicado em de de

Em 7 tópicos, entenda tudo sobre a geração própria de energia solar e de que forma ela pode mudar sua vida 

Assim como qualquer tecnologia sustentável, a energia solar está em constante adaptação e crescimento. Desde a sua chegada ao Brasil, uma coisa não mudou: trata-se de um dos melhores investimento disponíveis no mercado. Em 7 tópicos, entenda tudo o que você precisa sobre a energia fotovoltaica e saiba porque ela pode revolucionar a vida de moradores de uma residência ou de uma empresa.

Como funciona a energia solar?

Faça um orçamento gratuito

1. Economia, rentabilidade e proteção do meio ambiente

O sistema fotovoltaico é um investimento inadiável por vários motivos, até mesmo para quem está com um orçamento mais apertado. Sabe porquê? O sistema de energia solar é uma compra que traz um retorno financeiro imediato – e já começa a se pagar no mês seguinte à instalação. A rentabilidade do investimento,como publicamos neste post, é mais atrativa do que a maior parte dos investimento disponíveis no mercado.

O consumidor que investe em energia solar está protegido dos aumentos na tarifa de energia elétrica. Em um país com uma das maiores cargas tributárias incidentes sobre a energia, trata-se de um benefício relevante.

Junto das vantagens financeiras, o consumidor está investindo em uma tecnologia moderna de produção energética limpa e renovável. A contribuição ao planeta, de quebra, gera uma valorização imobiliária que pode chegar a 8%.

2. Sistema de longa vida útil e de simples manutenção

O sistema fotovoltaico tem uma vida útil longa, de pelo menos 25 anos de pleno funcionamento. Em alguns casos, o tempo de operação pode ser ainda mais prolongado. A tarefa de manutenção é importante, mas simples de ser feita. Os painéis solares são resistentes às mais diversas intempéries – granizo, vendaval e neve -, mas eles precisam periodicamente de uma limpeza devido ao acúmulo de sujeira que pode ocorrer na superfície. Para executar este serviço, consulte sempre os técnicos da Elysia.

3. O telhado não é o único local para instalação

Engana-se quem pensa que um telhado pequeno impede a instalação de um sistema fotovoltaico. Embora o telhado seja o lugar mais comum, um sistema de energia solar pode ser instalado em outros lugares, se houver espaço, luz solar direta e sombra mínima. Há inúmeros projetos desenhados para um sistema de solo (veja nossa área de projetos para conferir).

4. A energia solar está mais acessível do que nunca

Antes considerada uma energia de difícil acesso para a população em geral, em razão dos valores mais altos de investimento, a energia solar vem se popularizando e tornando-se acessível para diversas famílias. Esse fenômeno vem ocorrendo por conta das diversas opções de financiamento disponíveis no mercado, além da queda do preço dos insumos do sistema fotovoltaico, que chegou a uma redução de 75% nos últimos dez anos.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil atingiu recentemente mais um recorde na capacidade instalada em energia solar. O país já conta com 255 mil sistemas fotovoltaicos instalados, que acumulam investimentos de R$ 15,2 bilhões desde 2012, ano em que a tecnologia foi liberada. Com isso, o Brasil atingiu a marca histórica de 3 gigawatts (GW) de capacidade instalada de sistemas de geração de energia solar distribuída. 

5. Os painéis solares aumentam o valor da sua casa

De acordo com o Departamento de Energia dos EUA, os proprietários estão dispostos a pagar até US$ 15.000 a mais por uma casa com energia solar. Também há evidências de que essas casas sejam vendidas mais rápido do que casas sem energia solar. No Brasil, pesquisam indicam uma valorização que pode chegar a 8%.

6. A energia solar é uma energia verde e renovável

Durante a vida útil de um sistema de energia solar, os consumidores podem economizar até 75 milhões de barris de petróleo e 35 milhões de toneladas de dióxido de carbono. Se você está procurando reduzir sua pegada de ecológica de uma forma acessível, a energia solar é a maneira de fazer isso.

7. A tecnologia de células solares não está preparada para um grande salto em frente

As células solares, também chamadas de células fotovoltaicas, são feitas de materiais semicondutores, como o silício. Sua função é converter a luz solar em eletricidade. Basicamente, quando a luz atinge as células, os elétrons se separam de seus átomos e fluem pela célula para, então, criar eletricidade. A maioria das células solares nas residências pode converter cerca de 20% da luz solar em eletricidade. Embora a tecnologia esteja sempre avançando, a energia solar não é como o poder da computação – nem perto disso. Está avançando lentamente – e acredita-se que tenha uma capacidade limitada de mudança. Muitos especialistas afirmam que existe um limite – que é avançar apenas alguns pontos percentuais acima de 20%. Portanto, não adianta adiar o investimento.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

ons inovaberta

ONS lança InovAberta para impulsionar inovação no setor elétrico brasileiro

Continue lendo
ons prevê nivel baixo de reservatorios

Alerta do ONS: níveis das hidrelétricas no Brasil podem chegar a 36% até julho 

Continue lendo

, , ,

Desindustrialização brasileira atribuída ao aumento do custo de energia, afirma diretor da Aneel 

Continue lendo

Tendência de subsídios na ANEEL: energia renovável supera combustíveis fósseis na conta de luz brasileira 

Continue lendo