Energia limpa oceânica - Elysia energia renovável Porto Alegre

Oceano e hidrogênio: duas fontes de energia limpa que podem ser viáveis no futuro

Publicado em de de

Embora ainda precisem avançar em termos de aplicação prática, essas duas fontes de energia limpa limpa podem ser uma alternativa concreta no futuro

A energia solar vem crescendo de forma significativa no Brasil e no mundo. O aumento do uso da energia fotovoltaica tornou a tecnologia mais conhecida, embora ainda precise ser mais difundida na população. Mas nem só a energia solar representa o universo da energia renovável. Com base em um levantamento do blog Green Coast, vamos mostrar duas tecnologias de energia limpa que podem ser, no futuro, uma alternativa mais viável de geração energética.

Como funciona a energia solar?

Energia limpa: oceânica

Como não imaginar que o oceano, que cobre 70% da superfície da Terra, poderia servir como a principal forma de energia renovável no século 21? Estima-se que apenas 0,002 da energia do oceano poderia atender à demanda mundial de energia. O oceano é uma grande promessa em se tornar uma importante fonte de energia verde por quatro razões.

Faça um orçamento gratuito

Conversão de energia térmica do oceano

É o processo de extração de energia térmica do oceano e uso dela para produzir eletricidade. Para gerar energia, ela depende do gradiente de temperatura entre as águas superficiais mais quentes e as camadas profundas mais frias. No entanto, como o oceano é o maior sumidouro de carbono da Terra, ele já absorveu mais de 90% do calor associado às emissões de gases de efeito estufa.

Energia das ondas

O oceano também possui energia em suas ondas. Os pesquisadores imaginam um “parque de ondas” comparável a um parque eólico, que consiste em bóias de captura de energia das ondas. Projetos inovadores estão sendo iniciados em vários países, a Austrália é um deles.

Energia das marés

As marés do oceano são mais uma fonte de energia. Para que isso funcione, a altura da maré deve ser de pelo menos 2 metros. Estruturas semelhantes a barragens são uma forma de aproveitar a energia das marés. Vários sistemas existem em países ao redor do mundo, incluindo Coréia do Sul e França.

Energia das correntes

Por último, as correntes do oceano contêm energia que pode ser capturada e convertida em eletricidade. As correntes de maré, criadas a partir das forças gravitacionais da lua e do sol, e as correntes marinhas, geradas pelo aquecimento solar e vento equatorial, podem ser aproveitadas para energia.

Energia limpa: hidrogênio

Embora seja muito pequeno como molécula, o hidrogênio contém uma grande quantidade de energia. O elemento químico se combina com o oxigênio para produzir eletricidade, água e calor. Não há subprodutos prejudiciais como os resultantes da combustão de combustível fóssil.

Uma maneira de produzir o hidrogênio necessário para a geração de eletricidade é separando-o da água, em um processo chamado eletrólise. Se a eletricidade usada para conduzir a eletrólise é de uma fonte de energia renovável, o hidrogênio resultante é verde.

Atualmente, custa cerca de seis vezes mais produzir hidrogênio verde em comparação com o hidrogênio azul ou cinza, que vem da queima de gás fraturado. Este estado de coisas está mudando rapidamente à medida que os custos da energia solar despencam. A Agência Internacional de Energia prevê que o custo do hidrogênio verde cairá 30% até 2030.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Energia solar linha ferroviária

,

Linhas ferroviárias do Reino Unido serão movidas a energia solar até 2022

Continue lendo
Painéis solares - Elysia energia solar Porto Alegre

,

Quantos painéis solares precisamos para salvar o clima?

Continue lendo
Elysia energia solar Porto Alegre

,

Solar será fonte mais barata de eletricidade nova no mundo, segundo Bloomberg

Continue lendo
Veículos elétricos - Elysia energia solar Brasil

,

Abastecimento com energia solar é aposta para veículos elétricos 100% limpos

Continue lendo