Empresa lança carro movido a energia solar com previsão de entrega já em 2021

Publicado em de de

Startup afirma que modelo é o primeiro veículo capaz de atender à maioria das necessidades diárias usando apenas energia solar – preço pode variar de R$ 132 mil a R$ 234 mil

A startup americana Aptera desenvolveu um veículo solar e elétrico com um alcance de até 1.600 km com bateria completa. O carro é movido por uma combinação de energia solar e elétrica, o que a empresa chama de tecnologia “Never Charge”, que significa que os motoristas seriam capazes de fazer viagens médias sem ter que parar para repor a energia.

Como funciona a energia solar?

De acordo com a empresa, sediada em San Diego, o americano médio dirige 46,6 km por dia. Portanto, dependendo de onde o proprietário mora e quanto ele dirige, não precisaria carregar o carro no meio do deslocamento. Com 4,4 metros de comprimento, 2,2 metros de largura e 1,4 metros de altura, o veículo Aptera é de três rodas e pode acomodar dois adultos e um animal de estimação, segundo a empresa.

Faça um orçamento gratuito

Embora o carro possa ser abastecido por meio de uma estação de recarga ou cabo, quando os motoristas estão na estrada durante o dia, a energia solar do sol manterá o veículo abastecido. Esta tecnologia solar é projetada para armazenar luz solar suficiente para permitir que o carro viaje mais de 17.000 km por ano na maioria das regiões.

Energia solar dá autonomia de 72 km

A empresa possui uma calculadora em seu site, que permite que as pessoas insiram sua localização e a quantidade de quilômetros que dirigem por dia para determinar quantas vezes por ano elas precisam para carregar o carro.

Um total de 180 células solares estão integradas à estrutura da carroceria do carro e podem ser configuradas para fornecer até 72 km de alcance por dia. A empresa afirma que isso torna seu modelo o primeiro veículo capaz de atender à maioria das necessidades diárias de direção usando apenas energia solar.

Além disso, possui capacidade de autonomia de nível dois. Ou seja, pode controlar a direção, aceleração e frenagem, mas o motorista deve estar ao volante para intervir quando necessário. Uma interface de usuário dentro do carro informa os motoristas em tempo real sobre como eles podem economizar energia e aumentar o alcance do carro.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Energias renováveis

Energias renováveis representarão 37% da geração elétrica global até 2026, afirma AIE

Continue lendo
importação de módulos

Recorde: Trimestre registra o maior volume de importação de módulos FV na história do Brasil

Continue lendo
tarifas de energia elétrica

Medida provisória de redução das tarifas de energia assinada pelo presidente

Continue lendo
ranking global energia solar

Brasil avança para a 6ª posição no ranking global de energia solar

Continue lendo