Por que uma empresa deve – pra ontem – investir em energia solar?

Publicado em de de

Uma empresa que ainda não investiu em energia solar está – definitivamente – perdendo competitividade, tempo, clientes e, por fim, dinheiro

Uma empresa que ainda não investiu na geração de energia solar está definitivamente perdendo competitividade, dinheiro e, por fim, clientes. Não se trata de exagero – trata-se apenas de uma constatação da realidade econômica e social do momento que estamos vivendo no Brasil e no mundo. Afinal de contas, a busca pela adoção de energias limpas e a exigência cada vez maior dos consumidores pelo comprometimento ambiental das empresas é um caminho sem volta.

Faça agora um orçamento gratuito de energia solar para o seu imóvel

Portanto, uma empresa que adia o investimento em energia fotovoltaica está deixando de economizar em um dos custos indiretos mais relevantes para o caixa, fica exposta às flutuações anuais da inflação energética e, ainda por cima, afasta do seu negócio investidores e consumidores que têm como requisito de relação o compromisso real da empresa com a sustentabilidade ambiental. 

Conheça o Renda Solar, uma forma de investir e ganhar dinheiro com energia solar

Ou seja: é possível afirmar que o uso de energia limpa no abastecimento do seu negócio é, na prática, uma questão de sobrevivência no médio e longo prazo. Uma empresa que investe em energia solar, por exemplo, reduz em até 95% o gasto com energia elétrica, fica protegido de novos aumentos tarifários e finca de uma vez por todas a bandeira da sustentabilidade ecológica. Tudo isso resultado de um investimento que pode ter um retorno em cerca de três anos – caso seja realizado até janeiro de 2023. 

Diante deste cenário emergente, separamos 7 vantagens imediatas obtidas por empresas que investem em energia solar:

Independência energética – geração da própria energia

Com a energia solar, a empresa torna-se autossuficiente em produção energética. Ou seja: a empresa produz 100% da demanda de energia elétrica de um forma limpa, sem agredir os recursos naturais do planeta. Também significa que a quantidade de energia excedente transforma-se em créditos, que abatem-se das contas de luz. 

Proteção contra novos aumentos na conta de luz

Sem dúvida, é uma das vantagens mais preciosas da energia solar seja a proteção contra a inflação energética. Por acaso você já parou para pensar o que significa estar livre de futuros aumentos na conta de luz? É praticamente um grito de independência das amarras tributárias do setor elétrico brasileiro. Para uma empresa, que luta mensalmente para reduzir os custos fixos indiretos, trata-se de uma revolução orçamentária. 

No Brasil, o reajuste tarifário da conta de luz é uma dor de cabeça para 10 a cada 10 empreendedores. O país, infelizmente, é um dos que mais cobra impostos sobre a conta de luz – de acordo com pesquisa da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, somos o quarto país mais caro do mundo para o consumo de energia. Os aumentos vêm de todos os lados – a nível federal e estadual.

Economia que pode quase zerar gasto com energia elétrica

A economia, claro, depende do tamanho do sistema instalado pela empresa. A redução na conta de luz pode chegar a 95%. Agora, imagine: o recurso economizado em energia elétrica pode ser revertido para investimento em outras áreas, contratação de novos colaboradores, desenvolvimento de novos produtos – ou seja, para o crescimento da empresa.

Payback rápido

Em geral, o payback (retorno do investimento) ocorre em menos de quatro anos – na média, algo em torno de três anos para empresas com alta demanda energética. Essa, portanto, é a média estipulada para um sistema instalado em empresas. O tempo pode ser ainda menor, aliás, dependendo dos eventuais aumentos na tarifa de energia elétrica. Um sistema fotovoltaico pode durar cerca de 25 anos com uma produção plena. Isso significa que a empresa pode produzir energia limpa, sem custos, por mais de 20 anos. 

Valorização do imóvel

De acordo com pesquisas do mercado imobiliário, todo imóvel que possua sistemas de tecnologia sustentável – em especial, produção de energia limpa – recebe uma valorização significativa, em torno de 8%. Trata-se, portanto, de um aumento no valor patrimonial da empresa.

Contribuição ambiental

Em um mundo habitado por consumidores cada vez mais alinhados com posturas sustentáveis, a empresa passa a levantar a bandeira da sustentabilidade e mostrar, na prática, a adoção de práticas de diminuição de emissão de CO2. Com a diminuição da pegada ecológica, a empresa mostra sua preocupação com a preservação dos recursos naturais do planeta. 

Reputação em alta

Levantar a bandeira verde é uma conquista importante para a empresa. Demonstrar, de forma prática, sua preocupação com a preservação ambiental é uma ação cada vez mais exigida  A instalação de um sistema fotovoltaico no empreendimento comercial valoriza a marca, que fica diretamente associada à sustentabilidade ambiental.  



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

ons prevê nivel baixo de reservatorios

Alerta do ONS: níveis das hidrelétricas no Brasil podem chegar a 36% até julho 

Continue lendo

, , ,

Desindustrialização brasileira atribuída ao aumento do custo de energia, afirma diretor da Aneel 

Continue lendo

Tendência de subsídios na ANEEL: energia renovável supera combustíveis fósseis na conta de luz brasileira 

Continue lendo
Energia solar comercial Rio Grande - Elysia sistema fotovoltaico RS

,

Como a energia solar impulsiona a abordagem ESG e atrai consumidores?

Continue lendo