Para empresas, o investimento em energia solar é praticamente um grito de independência das amarras tributárias do setor elétrico brasileiro
Talvez uma das vantagens mais preciosas – e, talvez, menos conhecidas – da energia solar é a proteção contra a inflação energética. Por acaso você já parou para pensar o que significa estar livre de futuros aumentos na conta de luz? É praticamente um grito de independência das amarras tributárias do setor elétrico brasileiro. Para uma empresa, que luta mensalmente para reduzir os custos fixos indiretos, trata-se de uma revolução orçamentária.
No Brasil, o reajuste tarifário da conta de luz é uma dor de cabeça para 10 a cada 10 empreendedores. O país, infelizmente, é um dos que mais cobra impostos sobre a conta de luz – de acordo com pesquisa da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, somos o quarto país mais caro do mundo para o consumo de energia. Os aumentos vêm de todos os lados – a nível federal e estadual.
Vamos citar um exemplo atual para ilustrar o tamanho deste problema no Brasil. Por conta da crise do novo coronavírus, o governo federal contraiu uma dívida de mais de R$ 200 bilhões com as concessionárias. A chamada Conta-Covid. Esta cifra será repassada para os consumidores, em forma de aumento, nos próximos seis anos. Isso significa que, além dos reajustes anuais, a conta de luz terá essa elevação extra, já anunciada pelo governo federal.
Energia solar é a solução para aumentos
Em meio a este mar de incertezas, há sempre uma boa notícia. Uma empresa que investe em energia solar pode ficar imune a todos os aumentos tarifários e, por conseguinte, ter uma previsibilidade de gasto com a energia elétrica.
Com a aquisição de sistema fotovoltaico, o imóvel comercial ou industrial torna-se independente na geração de energia. A autossuficiência faz com que a conta de luz possa atingir o custo da tarifa mínima. Quanto antes for realizado o investimento, maior será a economia. Por isso, a hora de investir é sempre agora.
A redução do custo é instantânea – já é percebida na primeira conta de luz após a entrada em funcionamento do sistema. Para as empresas que investirem até janeiro de 2023,, o retorno do investimento está calculado em cerca de 3 anos. Trata-se de um sistema que tem durabilidade mínima, em plena operação, de 25 anos. Agora, imagine o seu negócio totalmente livre de aumentos na conta de luz por 22 anos – tendo que pagar somente a taxa mínima?
O fim da dor de cabeça
Portanto, não há justificativa para adiar o investimento em um sistema de geração de energia solar. Com o uso de um sistema fotovoltaico, a empresa pode ter uma redução de até 95% no gasto com energia elétrica. É praticamente o fim de uma das despesas que mais pesa no orçamento de um negócio. Afinal, qual é a empresa que não quer ficar livre desta dor de cabeça?