Para a minigeração, a Greener relatou que a potência instalada nesse mercado aumentou de 2.943 GW para 4.505 GW
A minigeração distribuída experimentou um crescimento significativo em 2023, aumentando sua potência instalada em 36%, como revelado pelo mais recente relatório estratégico da Greener sobre o mercado de geração distribuída, divulgado na última terça-feira (19/3).
Esse aumento elevou a potência instalada da minigeração distribuída para 4.505 GW, representando um destaque especial para a contribuição do setor comercial.
Durante o ano passado, a capacidade adicionada de minigeração distribuída foi de 1,56 GW, superando a marca de 2022, que tinha sido de 1,14 GW.
Faça seu orçamento de energia solar aqui!
A geração distribuída se subdivide em dois segmentos: microgeração e minigeração. Enquanto a microgeração refere-se a usinas com potência menor ou igual a 75 kW, a minigeração compreende projetos com potência entre 75 kW e 3 MW.
De acordo com a análise da Greener, a minigeração agora representa 20% do mercado total de geração distribuída no Brasil.
Os estados de Minas Gerais, Mato Grosso e São Paulo destacam-se, acumulando 43% da potência total instalada.
Até dezembro do ano passado, o país registrou um total de 26,9 GW de capacidade em geração distribuída, com 8 GW conectados apenas em 2023.