Eclipse solar

Como os painéis solares funcionam durante o eclipse solar?

Publicado em de de

Já parou para pensar no que acontece com o sistema fotovoltaico durante um eclipse solar na Terra durante uma parte do dia

O que acontece com os painéis solares durante um eclipse? Como os sistemas de energia solar são afetados quando a sombra da lua passa pelos painéis solares? Já parou para pensar nisso? Bom, caso sim, a gente vai tentar responder.

Antes, só uma breve definição de eclipse, pra não deixar passar a oportunidade. Um eclipse solar é um fenômeno no qual a sombra da lua cobre uma parte da Terra durante o dia. Com que frequência temos eclipses solares? Todos os anos, ocorrem entre 2 e 5 deles.

Bom, vamos analisar um sistema fotovoltaico solar de 50 kWp, localizado em uma área deserta dos Emirados Árabes Unidos. O fato aconteceu durante o dia 21 de junho de 2020, quando um eclipse solar ocorreu por volta das 9h. Importante ressaltar: a área não sofre sombreamento além da formação de nuvens porque está localizada em um amplo campo arenoso.

Painéis solares no eclipse

O gráfico abaixo mostra a rápida queda da energia solar produzida a partir das 8h15.

Já o outro gráfico, abaixo, nos diz algo sobre a relação entre a quantidade de energia solar produzida e a luz solar disponível. Isso mostra o que estava acontecendo durante o perído final do eclipse. Como a sombra da lua cobriu a luz do sol rapidamente, ela também reduz a quantidade de energia produzida pelos painéis solares.

Como a sombra da lua cobre a luz do sol rapidamente, isso, certamente, reduz a quantidade de energia produzida pelos painéis solares. Quando o eclipse solar começa a terminar, no entanto,  a sombra se afasta lentamente dos painéis solares. Isso faz com que a produção de energia aumente rapidamente de novo. 

No final do dia 21 de junho de 2020, o gráfico abaixo mostra o efeito do eclipse solar na produção de energia do sistema. O lugar experimentou apenas um eclipse parcial que fez o céu dos Emirados Árabes Unidos ficar 90% escuro.

Já o outro gráfico abaixo mostra a produção de energia solar do dia anterior, 20 de junho de 2020. Este é o desempenho dos painéis solares durante um dia normal, com o mínimo de nuvens. Neste caso, o eclipse solar atingiu seu pico às 9h36, conforme experimentado pelo sistema solar fotovoltaico. Com isto, podemos supor que os painéis solares experimentaram a mesma exposição luminosa como se ainda fosse 5h.

O que aprendemos com isso?

Esse fenômeno nos dá um lembrete de como recebemos gratuitamente os benefícios da fonte de energia solar, que é o sol. Com a ocorrência do eclipse solar, podemos ver a rapidez com que a perda e recuperação da luz solar afetam a produção de energia de cada módulo solar e do sistema fotovoltaico como um todo. Portanto, valorizar o sol e os benefícios (inclusive, ambientais) que ele nos traz não faz mal a ninguém, não é?



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Londres sustentável - Elysia energia solar Porto Alegre Rio Grande do Sul

,

Em plano ambicioso contra poluição, Europa quer ter 40% da matriz energética formada por fontes renováveis até 2040

Continue lendo
Eclipse solar

,

Como os painéis solares funcionam durante o eclipse solar?

Continue lendo

,

Quais são os diferentes tipos de biomassa?

Continue lendo

, ,

5 maneiras de deixar sua casa com mais eficiência energética

Continue lendo