Conheça cinco características marcantes do sol retiradas de um documentário imperdível, disponível na Netflix
Se você tem o interesse de conhecer tudo (ou quase tudo) sobre o sol, temos uma recomendação imperdível. Trata-se do primeiro episódio da série O Universo, produzida pelo canal History Channel. Disponível na Netflix, a série passeia de uma forma didática e de fácil compreensão por diversos temas da formação do planeta – e o primeiro episódio é inteiramente dedicado ao astro-rei.
Como funciona a energia solar?
De abordagem científica, com a contribuição de diversos estudiosos da maior estrela do universo, o documentário aborda a narrativa da origem, do funcionamento orgânico e das características da principal estrela do sistema solar. E, é claro, o filme também mostra – em números e análises – o potencial energético do sol, que vem sendo cada vez mais explorado aqui no Brasil a partir da difusão da energia fotovoltaica.
Não é spoiler. Mas vamos somente deixar aqui um gostinho do documentário. Conheça cinco curiosidades do astro-rei que são apresentadas no documentário.
Cinco curiosidades sobre o sol
1 – A superfície da estrela, também chamada de corona, alcança temperaturas de 5.500º C.
2 – O sol gera 380 bilhões de megawatt de energia por dia. Para se ter uma ideia do que isso representa, a represa Hoover, em Nevada (EUA), gera 2.080 mHw, e é uma das principais hidrelétricas do país.
3 – Em um segundo, o sol produz mais energia do que já foi usado em toda a civilização humana.
4 – A cada segundo dentro do sol, 600 milhões de toneladas de átomos de hidrogênio fundem-se com 595 milhões de toneladas de átomos de hélio. As 5 milhões de toneladas de massa perdida no processo são convertidas em energia, o equivalente a 1 bilhão de bombas de hidrogênio de uma mega tonelada. Isso a cada segundo. Definitivamente, o sol é movido por pura fusão nuclear.
5 – Na face do sol, também podem ocorrer eventos naturais como terremotos e tsunamis.