Projeto executado pela Elysia em Gravataí foi tema de reportagem na versão impressa e online do periódico – mercado vai economizar R$ 60 mil em um ano
Nesta semana, o Mercado Ponto Certo, em Gravataí, e a Elysia foram destaque em reportagem do jornal Correio de Gravataí. Publicada no último domingo, a matéria mostra os dados do projeto fotovoltaico e as projeções de economia e redução de emissão de CO2. Localizado no bairro Rincão da Madalena, o mercado tem uma estimativa de economia em torno de R$ 60 mil, somente no primeiro ano. A empresa deve diminuir sua emissão de gás carbônico em aproximadamente 34 toneladas, também no mesmo período.
Capaz de atender a 100% da demanda de energia do imóvel, o sistema fez com que o mercado atingisse sua independência energética. Toda energia elétrica da empresa é gerada no próprio local, a partir dos painéis solares, que captam a luminosidade do sol e a transformam em energia. De acordo com os técnicos da Elysia, o retorno do investimento deve ocorrer em menos de quatro anos.
Adesão a práticas sustentáveis eleva a reputação do negócio.
Além do benefício econômico, o mercado já colhe o resultado de outros benefícios. Ao ter um sistema de geração de energia renovável, o empreendimento levanta a bandeira da sustentabilidade. Ao se tornar uma referência em ações ambientais, ocorre a atração de consumidores cada vez mais conscientes. Comprovadamente, a adesão a práticas sustentáveis eleva a reputação do negócio.
Como funciona a energia solar?
O sistema fotovoltaico do Ponto Certo é composto por 124 placas solares, que ocupam uma área de 248 m² do telhado do imóvel. Os módulos instalados estão acompanhados do inversor solar da WEG, empresa parceira da Elysia. Juntos, os dois equipamentos formam o núcleo do funcionamento elétrico do sistema. As placas captam a luminosidade do sol, e o inversor, por sua vez, tem a tarefa de fazer a inversão da corrente elétrica. A capacidade de geração média mensal do sistema é de 5.470 kWh – quantidade suficiente para atender à toda demanda do mercado.